Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa Sororidade inicia série de entrevistas com pesquisadoras da UFSM



O programa Sororidade UFSM, veiculado na rádio UniFM 107.9, inicia nesta quarta-feira (2) uma série de entrevistas com as pesquisadoras de excelência da UFSM. O grupo de professoras e cientistas foi tema de um dossiê publicado pela Revista Arco, destacando a trajetória de conquista de espaços e dificuldades das mulheres pesquisadoras. A primeira entrevista, que vai ao ar a partir das 20h desta quarta-feira, é com Cristina Wayne Nogueira, a única mulher entre os 10 pesquisadores categoria 1A do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) na UFSM.

Além da atividade como cientista, Cristina tem uma história pessoal marcada pela superação: foi mãe aos 17 anos, e desde 2015 enfrenta o tratamento para câncer de mama. Formada em Farmácia pela UFSM, possui doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas pesquisas perpassam a área da Bioquímica, com ênfase em Bioquímica Toxicológica. Em 2017, recebeu o Prêmio de Pesquisador Destaque UFSM e Prêmio Pesquisador Gaúcho Destaque em Ciências Biológicas.

Um levantamento de dados realizado pela Revista Arco concluiu que as pesquisadoras mulheres da UFSM são menos contempladas com as bolsas PQ do que seus colegas homens — situação que ocorre também nacionalmente, onde apenas 33% das bolsas de pesquisa por produtividade são destinadas às mulheres. O resultado considera dados divulgados pelo CNPq, no final de fevereiro, com os pesquisadores e pesquisadoras contempladas em 2018.

Sororidade – A palavra que dá nome ao programa de rádio da UniFM significa comunhão, empatia e companheirismo entre as mulheres. O programa, dedicado à discussão de temas do universo feminino e feminista, vai ao ar todas as quartas, das 20h às 21h, na programação da UniFM 107.9, que pode ser acessada também pela plataforma Farol. O programa tem apresentação e produção das jornalistas Carine Prevedello e Fernanda Kieling Pedrazzi, e edição de Julio Gräeff.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-41049

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes