Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da Química participa de reunião da IUPAC e ministra palestra no Japão



O professor do Departamento de Química do CCNE Érico Marlon de Moraes Flores participou como convidado da reunião anual da Divisão de Química Analítica (DQA) da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC). O evento ocorreu na cidade de Nara, a mais antiga capital do Japão, situada na ilha de Honshu de 25 a 26 de abril.

Érico foi o único representante sul-americano no evento, que contou com representantes de diversos países como Austrália, Canadá, Bélgica, UK, EUA, Portugal, entre outros. O professor Érico, diretor científico da FAPERGS, foi recentemente eleito vice presidente da DQA da IUPAC e foi convidado para participar da reunião em vista suas contribuições para a área de Química, em especial na área de nanomateriais, controle de produtos farmacêuticos, alimentos e intensificação de processos industriais aplicando energias alternativas como micro-ondas e ultrassom.

Após a reunião, o professor ministrou uma palestra no IUPAC Workshop – Advances in Analytical Chemistry no dia 27 de abril. A palestra “Analytical Advances for Halogens Determination by Spectrometric and Chromatographic Techniques” foi ministrada na Nara Women’s University, também na cidade de Nara. Foram apresentados os avanços e tendências atuais para o controle de qualidade relacionado à determinação de elementos de interesse nutricional ou toxicológico envolvendo o desenvolvimento de sistemas avançados para o preparo de amostras adequados às técnicas de espectrometria atômica e cromatografia de íons.

Érico Flores é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM, docente no Departamento de Química/CCNE e coordenador do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais da UFSM (LAQIA). O Laboratório também tem se destacado, entre outras atividades, no cenário internacional como pioneiro no desenvolvimento de métodos analíticos que possibilitaram o controle de qualidade de nanomateriais e de halogênios em baixas concentrações, que são desafios atuais em Química Analítica. Os demais pesquisadores do Departamento de Química também fazem parte da equipe responsável pela conferência apresentada no Japão: professores Cezar A. Bizzi, Edson I. Müller, Fábio A. Duarte, José Neri G. Paniz, Paola A. Mello, Rochele S. Picoloto, Rodrigo C. Bolzan, além do prof. Juliano S. Barin, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos/CCR.

Sobre a IUPAC

A IUPAC é uma organização internacional não governamental, criada em Genebra, Suíça, em 1919, e possui como membros todas as sociedades de Química além de diversas instituições científicas e tecnológicas. A IUPAC foi criada com o objetivo inicial de elaborar as regras da nomenclatura oficial de todos os compostos químicos porém, atualmente, envolve uma série de atividades relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, bem como com pesquisas de interesse industrial. Nas conferências da IUPAC, reunidas cada dois anos, as diferentes divisões, secções e comissões apresentam os seus relatórios, que são discutidos e publicados, após aprovação. Deste modo, a IUPAC, graças às suas divisões, seções e comissões, é um centro internacional onde os mais eminentes especialistas se encontram e permutam as suas ideias e experiências, com o fim de conseguir acordos que favoreçam o progresso da química em todo o mundo.

Entre suas atividades, desde 1960 a IUPAC publica regularmente um dos mais importantes periódicos científicos na área de química, o Pure and Applied Chemistry journal (fator de impacto 3,386/2017), que abrange todas as áreas da química, assim como de outras ciências correlatas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-41087

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes