​Professores da UFSM são finalistas de prêmio literário

Os professores da UFSM Enéias Tavares, Nikelen Witter e Andre Cordenonsi, das áreas de Letras, Arquivologia e História, respectivamente, que são também escritores, publicaram há um ano um romance escrito a seis mãos, Guanabara Real – A Alcova da Morte, uma obra de mistério e aventura que acompanha as aventuras da investigadora policial Maria Tereza Flores, do místico Remy Rudá e do engenheiro Firmino Boaventura em um Rio de Janeiro retrofuturista.

Lançado em abril de 2017 numa book tour que contemplou a capital carioca, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Santa Maria, e que já teve continuação anunciada pela editora Avec, o livro é finalista do Prêmio Le Blanc, iniciativa dos organizadores da  Semana Internacional de Quadrinhos (SIQ), organizada pela UFRJ e pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). O prêmio contempla as áreas de animação, literatura e quadrinhos. Os outros finalistas na categoria Romance Nacional de Fantasia são Ordem Vermelha – Filhos da Degradação (Editora Intrínseca), de Felipe Castilho, e Passagem para a Escuridão (Editora Verve), de Danilo Sarcinelli.

O prêmio homenageia André Le Blanc, ilustrador haitiano com passagens pelo Brasil e pelos Estados Unidos, tendo também ilustrado a obra de Monteiro Lobato e assinado concept design de várias animações internacionais. A primeira fase – que resultou nos finalistas anunciados nesta segunda-feira (7) – veja a lista completa aqui – foi de júri popular. Agora, um comitê técnico avaliará as obras e escolherá as vencedoras em cada categoria, que serão anunciadas na próxima sexta (11), no encerramento da SIQ, no Rio de Janeiro.

A editora gaúcha Avec obteve o maior número de indicações, entre elas três finalistas de quadrinhos, com a presença do ilustrador santa-mariense Fred Rubim pela arte da graphic novel A Canção do Cão Negro, com roteiro de César Alcázar. Para saber mais sobre o prêmio, o portal Ficções Humanas entrevistou os realizadores.

Em Santa Maria, o romance Guanabara Real – A Alcova da Morte pode ser encontrado na Athena Livraria, na Terra-X Comics e na Ásaro Câmbio do Royal Plaza Shopping.