Nota de falecimento: Irineo Zanella

Professor Irineo Zanella

A UFSM informa com pesar o falecimento do professor Irineo Zanella, ocorrido nesta quinta-feira (10).

Nascido em 10 de março de 1955 e natural de Serafina Corrêa, Zanella construiu uma trajetória de mais de 30 anos dedicada à UFSM e ao movimento tradicionalista. Era atualmente diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR) pelo segundo mandato e professor titular do Departamento de Zootecnia da Universidade, onde atuava desde 1985. Era também patrão do CTG Sentinela da Querência e apoiou a criação, na UFSM, do DTG Noel Guarany.

Ingressou na UFSM em 1976 como aluno de graduação do curso de Zootecnia, concluído em 1979. Em 1982, concluiu o mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e em 1998 o doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Em 1985, iniciou a carreira como professor assistente no Departamento de Zootecnia da UFSM, progredindo para professor adjunto (1999) e associado (2007). Foi coordenador do Curso de Zootecnia de 1988 a 1994. Foi vice-diretor do CCR por dois mandatos, de 2006 a 2013, e assumiu o cargo de diretor em 2014.

O professor deixa a esposa Marta Zanella, vereadora e secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Santa Maria, e os três filhos Ângela, Andrigo e Andriza.

O velório será realizado a partir das 23h desta quinta-feira (10) até às 16h da sexta-feira, no Espaço Multiuso do campus sede, em Santa Maria. O sepultamento ocorrerá na cidade natal, Serafina Corrêa.

Com informações do Núcleo de Divulgação Institucional do Centro de Ciências Rurais