​UFSM colabora com Vigilância em Saúde no combate à Toxoplasmose

A UFSM segue colaborando com o poder público na investigação das possíveis causas do surto de toxoplasmose que atinge Santa Maria. Na manhã de segunda-feira (21), o vice-reitor, professor Luciano Schuch, participou de uma reunião com o Ministério Público Federal e as Vigilâncias em Saúde do Município e do Estado. Schuch garantiu o apoio às equipes que trabalham na identificação dos focos de contaminação.

Buscando qualificar a infraestrutura da Vigilância em Saúde, o vice-reitor confirmou o empréstimo de quatro computadores e quatro telefones celulares para as equipes de trabalho, além da melhoria na conexão com a internet e a colaboração de um técnico-administrativo da Universidade, da área da Informática. “A Universidade dispõe de uma grande capacidade técnica instalada. Esses recursos foram colocados à disposição do Município para auxiliar e dar agilidade ao trabalho de investigação das causas da toxoplasmose em Santa Maria”, avalia Schuch.

Além da colaboração com a Vigilância, o vice-reitor lembra, ainda, que um grupo de professores da Universidade têm contribuído com as investigações e análises. No último sábado (19), o Laboratório de Geomática da UFSM, vinculado ao Centro de Ciências Rurais, fez a entrega do aplicativo Saúde Pública – Sistema de Notificação e Investigação de Toxoplasmose (SP-NIT) à Vigilância em Saúde. A ferramenta, composta por um questionário com mais de 300 perguntas, será utilizada no georreferenciamento dos casos e na identificação dos hábitos dos pacientes já diagnosticados com a doença.

Fonte: Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor