Novo site institucional da UFSM deve ser apresentado em agosto

Um grupo de trabalho atua na reformulação dos sites institucionais da UFSM, com o objetivo de construir um novo portal mais seguro, com melhor distribuição dos conteúdos e alinhado às normativas de acessibilidade do governo federal. Integram o grupo servidores da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor, do Centro de Processamento de Dados (CPD), da Coordenadoria de Comunicação Social, do Departamento de Ciências da Comunicação, do Núcleo de Acessibilidade e da Pró-Reitoria de Planejamento.

Além das mudanças no layout, que deixarão o visual mais “limpo” e responsivo, o novo site contará com a criação de um menu vertical, que tratá todas as informações institucionais, de ingresso, ensino, pesquisa, extensão, além dos dados de transparência. Também terão destaque as principais notícias da Universidade, utilidades, um espaço multimídia e a agenda de eventos.

As áreas de servidores e estudantes serão reformuladas, concentrando os serviços e as notícias direcionadas a cada um dos públicos.

Sites de Pró-reitorias, Unidades Universitárias, cursos de Graduação e Pós-graduação e órgãos executivos e suplementares serão migrados. O GT trabalha na definição de estruturas mínimas comuns para cada um, e os contatos com as áreas serão feitos para a correta migração de conteúdo.

Sobre os sites de eventos, os que já existem também serão migrados. Não serão disponibilizadas mais páginas individuais, havendo uma nova funcionalidade para inclusão das informações, que será disponibilizada após a implementação do novo site. A inclusão ficará a cargo do órgão organizador.

Sites de grupos de pesquisa já existentes também serão migrados automaticamente. Novos sites serão criados já dentro da plataforma de grupos que será disponibilizada para os sites de Centros, sendo estes os responsáveis por essa funcionalidade. Não serão mais disponibilizados sites para grupos de pesquisa fora dos padrões institucionais.

A migração de todos os sites institucionais ocorrerá gradativamente, tendo início previsto para agosto de 2018. Sites que não se encaixam nas categorias de cursos de graduação, pós-graduação, pró-reitorias, unidades universitárias e órgãos executivos/suplementares começarão a ser desenvolvidos em 2019.

Durante o período de migração, o CPD manterá somente o suporte de manutenção para os sites que já foram desenvolvidos, sem a criação de novas páginas.