33º Festival Internacional de Inverno da UFSM tem início em Vale Vêneto

Missa teve participação do Coro de Câmara da UFSM

Teve início no último domingo (22) o 33º Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e também a 33º Semana Cultural Italiana, realizado no distrito de Vale Vêneto, no município de São João do Polêsine. Conforme a programação, às 10h teve início a abertura oficial do evento na Igreja Matriz Corpus Christi, com a celebração eucarística realizada pelo Padre Lino Baggio. A celebração contou com a participação do Coro de Câmara da UFSM, sob a regência do professor Cláudio Antônio Esteves, e também do grupo de trompetistas do Estúdio de Trompete da UFSM, sob a coordenadoria do professor Clayton Miranda.

Estiveram presentes no evento de abertura pela UFSM o reitor, professor Paulo Afonso Burmann, a coordenadora da 33ª edição do Festival, professora Vera Lúcia Vianna, o pró-reitor substituto de Extensão, professor Rudiney Soares Pereira. A cerimônia contou também com o coordenador da 33ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, Luiz José Pivetta, o cônsul honorário da Itália no Rio Grande do Sul, Oscar Calesso, além de prefeitos e vereadores de municípios da região, dirigentes de instituições financeiras e comerciais, comunidade local e demais convidados.

A edição deste ano também comemora os 140 anos da chegada dos imigrantes italianos na região e, para compor o evento e aproximar ainda mais a cultura italiana, a abertura do Festival contou com a participação do grupo de italianos “Le Arti Per Via”, de Bassano del Grappa, vindos diretamente de Vêneto/Itália. “Estamos iniciando a Semana Cultural Italiana mais italiana de todas as edições, porque nunca tivemos tantos italianos na nossa comunidade”, comemorou o coordenador Pivetta. O grupo, composto por 60 italianos, já estava em Vale Vêneto desde a última quinta-feira (19), aproveitando o período para se relacionarem com os moradores da região.

Seguindo a programação, após a abertura oficial, o Salão Paroquial já estava de portas abertas para receber as milhares de pessoas que foram ao almoço comemorativo. À tarde, a programação seguiu com o lançamento do livro “Ti Tazi Senpre Te Parli Mai”, uma versão bilíngue italiano/talian. A obra foi organizada pela escritora brasileira Catia Dalmolin e retrata um pouco da história e cultura dos imigrantes italianos da região. A tradução no talian (dialeto de Vêneto) foi feita pelo italiano Alessandro Mattielli, que esteve presente no lançamento. O professor do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) Marcos Zancan também participou do lançamento, representando o Projeto Talian e o Núcleo de Tecnologia (NTE) que juntos fizeram a diagramação do livro. A renda arrecadada com a venda da obra durante o evento será doada ao Lar das Vovozinhas de Santa Maria.

Desfile típico foi uma das atrações do primeiro dia

Após o lançamento do livro, milhares de pessoas se reuniram na rua principal para assistir ao desfile típico dos 140 anos e prestigiar o espetáculo do grupo “Le Arti Per Via”, realizada em frente à Igreja Matriz. A performance que envolveu 60 figurantes em uma reconstrução histórica e detalhada da cultura italiana e encerrou a programação do primeiro dia de Festival.

O reitor Paulo Afonso Burmann elogiou o trabalho de todos os envolvidos na organização do Festival e destacou o evento como um dos mais importantes para a UFSM. “A música emociona e toca o coração de todos. A arte, a cultura, são trocas que pavimentam e orientam os caminhos para Vale Vêneto, para respirar música, celebrar a amizade e o convívio acadêmico científico e social’. Burmann também comentou a ótima recepção da comunidade ao Festival, e a relevância de a UFSM levar música até o público. “A atividade acadêmica cultural foi absorvida pela comunidade local que, junto com a Semana Cultural Italiana, fazem com que Vale Veneto se transforme na capital cultural do Rio Grande do Sul. A comunidade se beneficia, o município torna-se referencial e a universidade cumpre o seu papel”, finalizou.

O 33º Festival Internacional de Inverno da UFSM e a 33º Semana Cultural Italiana seguem sua programação até o próximo domingo (29). Neste ano, pela primeira vez, o evento de encerramento do Festival será realizado no Centro de Convenções da UFSM, em Santa Maria.

Informações completas sobre a programação podem ser conferidas no site do Festival.

Texto e fotos: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: João Ricardo Gazzaneo