Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novo site institucional da UFSM está no ar



Como você pode ver, está no ar o novo site institucional da UFSM. A reformulação teve como objetivo construir um novo portal mais seguro, com melhor distribuição dos conteúdos, de acesso mais ágil e acessível. As mudanças no layout deixaram o visual mais limpo, com melhor visibilidade e usabilidade, seguindo o padrão definido pelas normativas para os sites de órgãos ligados ao governo federal. O novo modelo também é totalmente responsivo, ou seja, se adapta à visualização em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

O reitor Paulo Afonso Burmann comemora o lançamento e salienta que o site da UFSM representa o principal espaço da instituição no ambiente virtual. Para o reitor, o novo site “consiste num instrumento importantíssimo para a divulgação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação produzidas em nossa Universidade”. “Ele articula de forma orgânica todos os setores da comunidade acadêmica, valorizando a atuação de nossos estudantes e servidores e contribuindo para a UFSM consolidar-se, cada vez mais, como uma universidade de excelência”, salienta Burmann.

A migração do conteúdo para o novo site vem sendo desenvolvida por uma equipe multisetorial e multiprofissional, envolvendo técnico-administrativos, professores e estudantes. A ação vem sendo coordenada pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) e pelo GT Site, que congrega também servidores da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), da Coordenadoria de Comunicação Social, do Departamento de Ciências da Comunicação, da Coordenadoria de Ações Educacionais/Núcleo de Acessibilidade e da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor.

Neste primeiro momento, foram lançados o portal principal, para Estudantes, para Servidores, os sites das pró-reitorias, Demapa, Derca, CPD, Gabinete do Reitor e Unidade Ipê Amarelo. Gradativamente, o conteúdo das demais unidades e órgãos serão migrados, conforme calendário definido pelo CPD e GT Site. Os responsáveis pela migração entrarão em contato com cada unidade ou órgão para orientação sobre o trabalho.

Para dúvidas ou sugestões sobre o site, entre em contato com o Centro de Processamento de Dados (CPD), junto ao ramal 8601.

 

Principais mudanças

No novo site, a estrutura de distribuição de conteúdos foi totalmente repensada para facilitar o acesso e a busca pelas informações e serviços que estão disponíveis para público interno e externo. O novo menu vertical traz informações institucionais, de ingresso, ensino, pesquisa e extensão, além dos dados de transparência. Também terão destaque as principais notícias da Universidade, as utilidades mais acessadas, um espaço multimídia e a agenda de eventos.

As áreas de servidores e estudantes foram reformuladas. Elas agora trazem todos os portais e serviços mais acessados por cada segmento de forma mais acessível. Lá estão também as notícias direcionadas ao público interno, bem como as oportunidades de bolsas e cursos.

 

 

Estrutura do novo site

Cabeçalho – Traz os atalhos de acessibilidade, os botões para tradução da página, a ferramenta de busca e os links para as redes sociais oficiais da Universidade.

 

Busca – O sistema de busca foi aperfeiçoado, agilizando a procura por informações. Ela agora é realizada no próprio sistema do site, e não mais via Google. Ao pesquisar um termo, você pode escolher filtrar por site ou definir se quer buscar em páginas, notícias, editais, eventos, serviços, ou fazer a busca geral. É possível ordenar a pesquisa conforme suas preferências e definir quantos resultados quer por página.

 

Menu horizontal – é a barra localizada logo abaixo no cabeçalho. Você pode acessar os serviços prestados pela UFSM; ter acesso rápido aos contatos das unidades, campi, órgãos e administração central; falar diretamente com a Ouvidoria, acessar a área internacional ou ainda navegar pelos sites que fazem parte do portal.

 

Área de estudantes – Aqui estão as principais informações direcionados aos estudantes da UFSM. Podem ser encontrados atalhos para o Portal do Aluno, Moodle, Bibliotecas, RU, o Manual de Sobrevivência, horários de ônibus e Calendário Acadêmico. Você também visualiza a lista de notícias e os destaques de interesse dos discentes. Há também a criação de uma área exclusiva para divulgação de oportunidades de bolsas.

Ao clicar no botão acima, você é direcionado para esta área:

 

Área de servidores – Aqui você encontra as principais informações direcionadas aos servidores docentes e técnico-administrativos da instituição. É possível ter acesso a portais como do RH, do Professor, de Projetos e de Agendamento; ao Moodle, ao ponto eletrônico, ao Sigepe, à Biblioteca, além de serviços como CPD, envio de notícias para o site, RU e Calendário Acadêmico. Nessa área também estarão as notícias direcionadas exclusivamente a servidores. Outra novidade é a criação de um banner exclusivo, com os destaques para esse público.

Ao clicar no botão acima, você é direcionado para esta área:

 

Menu vertical – Nesta área, é possível visitar toda a Universidade. O menu apresenta as informações institucionais da UFSM, as formas de ingresso para estudar ou trabalhar na Universidade, além das áreas de Ensino (cursos oferecidos), Pesquisa (produção científica) e Extensão (serviços para a comunidade). Esta área também apresenta a estrutura com todos os setores da instituição e informações de transparência.

 

Miolo – Na área central do novo site você encontra os banners com os principais assuntos da UFSM e as campanhas institucionais. Abaixo, um menu rápido para os cursos oferecidos na Universidade. Podem ser conferidas também as notícias em destaque produzidas pela Coordenadoria de Comunicação, uma área multimídia com publicações do Farol, as utilidades mais acessadas e os últimos eventos.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-43532

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes