Alunos de escola de Silveira Martins participam de oficina de fotografia criativa

Na última quinta-feira (16), alunos do 9º ano da Escola Municipal João Frederico Savegnago participaram da Oficina de Fotografia Criativa. Trata-se de uma atividade do projeto Memória e História como Objeto de Ensino e Extensão em uma Escola Municipal de Silveira Martins. Coordenado pelas professoras Amanda Scherer e Taís Martins, ambas do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da UFSM, o projeto conta com a participação de acadêmicas do curso de Licenciatura em Letras, uma bolsista do Programa de Licenciaturas (Prolicen) e doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Letras. A Oficina foi ministrada por Fabrício Leão, técnico-administrativo do mesmo departamento, formado em Artes Cênicas e Direção Teatral pela UFSM.

Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir Fabrício sobre suas experiências com a fotografia, incluindo dicas de como se posicionar ao tirar uma foto e sugestões de edição de fotos a partir de aplicativos. Os alunos o ouviram com atenção, pois o ato de fotografar faz parte da realidade de todos eles após o advento dos smartphones e das redes sociais. Depois da discussão e das sugestões de interpelação sobre o olhar e sobre o ato de capturar um instante, foi proposta uma atividade prática, na qual os alunos foram convidados a realizar um passeio pelo prédio do antigo Colégio Bom Conselho (que hoje abriga o bloco A do Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão UFSM Silveira Martins) com o objetivo de captar, através da câmera de seus celulares, objetos, paisagens, pessoas e tudo mais que chamasse a atenção deles.

A oficina foi a primeira atividade do projeto neste segundo semestre. Nos próximos meses, planejam-se outras oficinas voltadas à reflexão sobre a história e a memória de Silveira Martins e a importância do antigo Colégio Bom Conselho na vida dos habitantes da região.