UFSM participa do 36º Seminário de Extensão da Região Sul com trabalhos destacados na JAI

Foto colorida horizontal com o grupo que representou a UFSM no evento em frente ao Planetário
Comitiva da UFSM contou com 36 estudantes que tiveram trabalhos destacados na JAI (Foto: Divulgação)

A UFSM participou do 36º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), em Porto Alegre, com trabalhos destacados na 32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI). O Seurs ocorreu de 28 a 31 de agosto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A comitiva da UFSM contou com 36 alunos de diferentes cursos da UFSM, selecionados pela Pró-Reitoria de Extensão com base na qualidade dos trabalhos apresentados na JAI. A instituição participou em quatro modalidades: tertúlias, oficinas, mostras e minicursos.

“O Seurs foi um evento muito bem organizado. As experiências trocadas nas oficinas, nos cursos, a partir das novas demandas e, também, dos novos públicos, ressalta a preocupação com a sociedade”, disse Jaqueline Bertoldo, estudante do programa de PósGraduação em Direito da UFSM, integrante do grupo Migraidh – Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional. O trabalho apresentado por Jaqueline se chama “Acesso à educação superior para refugiados(as) e migrantes na UFSM: caminhos para promoção de direitos”.

Segundo o pró-reitor de Extensão da UFSM, professor Flavi Ferreira Lisboa Filho, a troca e compartilhamento entre as universidades e também com aqueles que praticam extensão no diaadia – sejam eles estudantes, técnicoadministrativos em educação ou professores – é extremamente importante. “O futuro da universidade pública depende da extensão universitária”, afirma.

Seusrs promove intercâmbio de universidades dos três estados do Sul

O objetivo do Seurs é promover o intercâmbio entre as instituições de ensino superior (IES) públicas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Dessa forma, o Seminário estimula o diálogo interinstitucional e a troca de experiências entre extensionistas e comunidade.

Com o tema “Extensão: ação transformadora”, o 36º Seurs buscou refletir a respeito das mudanças que ocorreram nas IES públicas nos últimos anos.

Além da participação dos alunos, neste ano o Seminário abriu espaço para encontro de servidores técnicos das instituições