Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM divulga chamada interna para seleção de propostas de novos cursos de mestrado e doutorado – APCN/Capes



A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa torna público uma chamada interna para a apresentação de propostas de criação de cursos novos de pós-graduação stricto sensu, doutorado e mestrado, nas modalidades acadêmico e profissional. O prazo para a apresentação das propostas encerra em 19 de outubro, podendo participar desta chamada os cursos existentes e grupos de docentes interessados em criar cursos, apresentando em 2019 a proposta à Capes. Por este processo, a proposta apresentada passará por uma avaliação interna que objetiva auxiliar os membros das comissões proponentes na elaboração do documento e proporcionar maior potencialidade de recomendação pela Capes. O julgamento da proposta é feito pelo Comitê Assessor da PRPGP (CA-PRPGP), com base nos critérios utilizados pela área de avaliação da Capes.

O Sistema de Pós-graduação da UFSM, gerenciado pela Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa administra 105 cursos de pós-graduação, sendo 55 de mestrado e 30 de doutorado, além de 19 cursos de especialização. A UFSM contempla cursos de pós-graduação em quase todas as 50 áreas de avaliação constantes da tabela de área do conhecimento da Capes. Atualmente a UFSM conta com 2.038 docentes, sendo 1.657 com doutorado. A comunidade de alunos é de 1.374 na especialização, 2.167 no mestrado, 1.590 no doutorado e 115 em pós-doutorado.

Na avaliação dos Programas de Pós-graduação da UFSM, de mestrado e doutorado por nota, pela Capes, na última avaliação quadrienal de 2017, observa-se uma distribuição relativa dos conceitos dos cursos de Pós-graduação no último quadriênio, avaliado em 2017, em 14,4 % dos cursos apresentaram conceito 3 e 50,6 % dos cursos apresentaram conceito 4, 23,9 % dos cursos apresentam nota 5 e 12,0 % dos cursos com nota 6 e 7. Isso indica uma necessidade de atuação intensa na busca da melhoria da qualificação, no entanto é necessária a criação de novos cursos, principalmente para atender as áreas que ainda não são contempladas, os novos campi da instituição e a expansão vivida pela instituição.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-44378

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes