Projeto de extensão oferece aulas de dança para residentes das Casas do Estudante

A partir desta sexta-feira (14), alunos residentes nas Casas do Estudante da UFSM poderão realizar aulas gratuitas de dança dentro do Projeto de Extensão 5, 6, 7 e 8, do curso de Dança-Licenciatura. As aulas são semanais, com encontros até a primeira semana de dezembro.

No campus Camobi, no prédio 40C, será ofertada a oficina “Processos de criação em dança contemporânea”, das 16h30 às 18h30, às sextas-feiras. As aulas são destinadas, preferencialmente, para os residentes na Casa do Estudante II, em Camobi. Os procedimentos criativos desenvolvidos ao longo das aulas terão relação direta com os cursos dos alunos e suas histórias de vida profissional.

Já no centro, na Casa do Estudante I, será realizada a oficina “Abordagens contemporâneas para a dança de salão”, todos os sábados, das 15h às 17h. A proposta da oficina é desconstruir o machismo institucional da dança de salão, que pressupõe o homem conduzir a mulher. Para isso, os ritmos serão trabalhados tanto na perspectiva de dança a dois – sem predominância de gênero – quanto individualmente.

As duas oficinas ofertadas neste semestre são parte do Estágio Curricular Supervisionado III – Dança na Comunidade, do Curso de Dança-Licenciatura.

O Projeto de Extensão 5, 6, 7 e 8 tem por objetivo democratizar o acesso à dança na cidade de Santa Maria e propiciar aos estudantes dos cursos de licenciatura em Dança e bacharelado em Dança da UFSM oportunidade do exercício da docência, bem como da pesquisa em dança.

No ano passado foram realizadas oficinas de dança moderna e de dança de salão, quando mais de 60 pessoas tiveram a oportunidade de participar de atividades de dança. Na ocasião, a oficina de dança de salão resultou no trabalho de conclusão de curso de Dança-Licenciatura que discutia a condução compartilhada.

As inscrições para as oficinas são gratuitas, nos locais de aula, respectivamente nos dias e horários das aulas. São aceitos, preferencialmente, alunos residentes nas Casas do Estudante, por isso, solicita-se que no ato de inscrição o aluno leve documento que comprove a sua moradia.