Folhagens cultivadas por estudantes do Politécnico embelezam o Descubra

Foto da entrada do Centro de Eventos que mostra fonte de água e espaço decorado com folhagens
Fonte instalada em frente ao Centro de Eventos foi planejada e montada pelo Curso Técnico em Paisagismo

Para quem visita a quinta edição do Descubra UFSM, além de entrar em contato com os diferentes cursos e participar das atividades interativas, pode desfrutar de um ambiente ornamentado com diversas colorações e diferentes espécies de flores.

Há quatro anos, o cultivo das folhagens que embelezam o evento é feito pelos alunos do Curso Técnico em Paisagismo, do Colégio Politécnico da UFSM. Segundo Alice Maciel Figueiró, técnica em paisagismo e participante do Floresce,  o desenho do projeto desenvolvido para os dias do Descubra é feito pelos coordenadores do curso, em parceria com alunos arquitetos, que buscam no paisagismo complemento para sua formação.

A estudante Jeane Berger, explica que o cultivo das flores é feito por alunos e bolsistas do setor da floresta. Segundo Liuana Silveira, também formanda do Técnico em Paisagismo, a propagação e o semeio das mudas começa em março para que as folhagens estejam prontas para a colheita no início do Descubra.

Neste ano, foram utilizadas aproximadamente 10 mil folhagens para a decoração do evento. Entre elas crisântemos, begônias, folhas ornamentais, fênix, bromélias e palmeiras, além das petúnias pendentes, que enfeitam o pórtico de entrada do Centro de Eventos.

Entre as espécies, as bromélias e as palmeiras, plantas tropicais perenes, são as que necessitam de maior cuidado. A técnica Alice Figueiró explica que bromélias e palmeiras precisam de irrigação constante e troca de substrato. As utilizadas no Descubra são as do ciclo de inverno, que, durante a primavera, estão floridas.

Projetos do Politécnico distribuem mudas aos visitantes

Em primeiro plano, sinalização com o nome do curso. Em segundo, várias flores organizadas como em uma floricultura
Técnico de Paisagismo é responsável pelo espaço Mandala

O Curso Técnico em Paisagismo marca presença nesta quinta edição do Descubra com a Floresce e o Projeto Mandala. A Floresce, Floricultura Escola do Politécnico, tem como objetivo incentivar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula pelos alunos. As atividades oferecidas nesta edição pela Floresce incluem minicursos de terrário e arranjos de suculentas. Além disso, os estudantes distribuem mudas da floração aos visitantes.

Projeto Mandala é uma atividade de extensão do curso. Segundo a paisagista Jussara Pedroso, as práticas desenvolvidas pelo grupo envolvem o ensino de técnicas de compostagem, semeadura, produção e cultivo de mudas, além do plantio de chás e temperos em canteiro circular, a Mandala. Neste caso, o objetivo é dispor as mudas de forma a ocupar menos espaço, facilitando, assim, a troca de energia entre elas.

A partir do projeto, são ensinados cuidados contra pragas e desenvolvidas oficinas sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), como também a elaboração de relógio biológico, inspirado na medicina chinesa. Jussara explica que o objetivo é criar multiplicadores, principalmente a partir da explicação do uso correto e das contradições dos chás, que podem ser utilizados de diferentes maneiras gerando, dessa forma, renda para a comunidade.

Quem visitar o estande do Projeto Mandala poderá participar de minicursos, além de receber mudas disponibilizadas pelos organizadores.

Associações de Reciclagem contribuem para sustentabilidade no Descubra

O Descubra UFSM disponibiliza espaço para as associações de reciclagem de Santa Maria atuarem. Nesta edição, a  Associação de Reciclagem Seletiva de Lixo Esperança (ARSELE) e a Associação de Catadores e Reciclagem Noêmia Lazzarini realizam a coleta dos resíduos gerados pelos visitantes no Centro de Eventos da UFSM.

A presidente da ARSELE, Terezinha Aires Domingues, que também participou de outras edições do Descubra, ressalta a importância da presença das entidades no evento: “Oferecer esse espaço para as associações é uma oportunidade que temos para divulgar o trabalho que fazemos na cidade, e também da coleta seletiva, um trabalho que estamos realizando aqui na universidade”.

Texto: Bárbara Marmor, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Maria Luísa Viana, acadêmica de Jornalismo da UFN e estagiária da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias