Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

33ª JAI apresenta novidades em apresentações e em avaliações de trabalhos



Foto do palco, com um imenso telão com a programação, e mesa principal com seis pessoas, mestre de cerimônias e auxiliar ao lado
Mesa de abertura contou com conferencista e membros da reitoria

A cerimônia de abertura da 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) ocorreu na manhã desta segunda-feira (22), no Centro de Convenções da UFSM, e contou com entrega de prêmios e conferência inicial. Neste ano, a Jornada terá 5113 apresentações de trabalhos.

A mesa inicial foi composta pelo reitor da UFSM, Paulo Afonso Burman; o vice-reitor, Luciano Schuch; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Paulo Renato Schneider; a pró-reitora de Graduação, Martha Bohrer; o pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho; o coordenador de Iniciação Científica e da JAI, Paulo Cesar Piquini; e o professore e pesquisador, José Motta, responsável pela palestra de abertura sobre metodologias ativas de ensino.

Foto da perspectiva do público mostrando o Centro de Convenções lotado e com pessoas no palco e com telão com informações do evento
Público pode conferir entrega das premiações a pesquisadores e extensionistas que se destaram na instituição

O coordenador da JAI destacou novidades da 33ª edição: apresentação em formato performance e aplicativo para avaliação de trabalhos. As performances serão realizadas nesta terça (23), às 16h, no Espaço Multiuso. Já o APP será operado apenas pelos membros do Comitê de Iniciação Científica.

O reitor, em sua explanação, enfatizou o fortalecimento da JAI, que oferece a oportunidade efetiva de integração dos diferentes setores da pesquisa, da extensão e do ensino. “É gratificante ver o envolvimento dos nossos pesquisadores, dos nossos estudantes, dos nossos técnicos com todas as atividades da JAI. E especialmente também importante de ver que as escolas de educação básica estão se integrando cada vez mais à Jornada Acadêmica Integrada”, comentou.

Reconhecimentos

A 33ª JAI reconheceu a contribuição de professores e técnico-administrativos a partir das seguintes premiações: Pesquisador Destaque, Professor Destaque e Destaque Extensionista.

O professor Bernardo Baldisserotto, Departamento de Fisiologia e Farmacologia, recebeu o prêmio Pesquisador Destaque.

O professor Frederico Menine Shaf, do Departamento de Processamento em Engenharia Elétrica, ganhou o prêmio de Professor Destaque.

O prêmio de Destaque Extensionista Docente foi entregue à professora Ana Primavesi, por sua atuação na área de agroecologia.

Já o prêmio Destaque Extensionista Técnico-Administrativo em Educação foi conferido a Venice Terezinha Grings, pedagoga da Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Ciências Rurais.

Metodologias Ativas

Palestrante em primeiro plano, em pé no Centro de Convenções, com telão ao fundo mostrando a seguintes soma '7+3+3'
Conferência de abertura tratou sobre metodologias ativas de ensino

A conferência de abertura, intitulada “A Educação para um Mundo Exponencial”, foi proferida pelo professor José Motta, engenheiro civil Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestrando em Tecnologias Educacionais Emergentes pela Must University (Flórida, Estados Unidos). Motta também é consultor especialista em Metodologias Ativas de Ensino.

Motta apresentou os fatos que o fizeram mudar a maneira de ministrar as aulas, adequando-se e trabalhando conjuntamente à tecnologia e os novos modos de ensino e aprendizagem. O professor comentou sobre o uso de metodologias ativas de ensino. “Nestas metodologias, você não explica mais o conteúdo para o seu aluno como fazia antes. Você joga esse conteúdo na mão do seu aluno com estratégias, com começo, meio e fim. Se possível, com tecnologias. Mas isso não é o primordial. Então, você deixa o aluno olhar este conteúdo e, às vezes, fazendo intervenções”, explica.

A 33 Jornada Acadêmica Integrada segue até esta sexta-feira (26) com diversas atividades, inclusive eventos satélites. Mais informações sobre a programação você confere no site da JAI.

Acompanhe a cobertura da JAI no site, no Instagram, no Facebook e no Twitter.

Texto: Laura Coelho, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-45211

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes