Núcleo de Estudos sobre Democracia e Desigualdades debate a ocupação da Reitoria em 2011

Arte com informações sobre o evento sobre uma foto de palestraO Núcleo de Estudos sobre Democracia e Desigualdades (NEDD) promove mais uma palestra dos Seminários NEDD 2018 – Resultados de Pesquisa na quarta-feira (7), das 17h às 19h, na sala 2243, prédio 74-A.

O tema, “Desobediência civil? Uma análise sobre a ocupação da Reitoria da UFSM em 2011”, será abordado por Ana Graciela Videla da Cunha, mestra em Ciências Sociais/UFSM e pesquisadora do NEDD.

O objetivo é realizar uma análise da ocupação da Reitoria da UFSM, ocorrida em 2011, a fim de verificar se o suposto direito à desobediência civil legitima a ocupação dos estudantes, assim como a relação deste ato com a participação política. Esta ocupação foi selecionada como estudo de caso devido ao processo e resultados gerados: tempo de permanência, opinião da sociedade e da comunidade acadêmica sobre a ação, conflito entre as partes e decisões (paliativas e permanentes).

O estudo, realizado através de análise documental e entrevistas com estudantes e representantes da UFSM envolvidos nas negociações, aponta descumprimento da ordem legal, mas legitimidade na ação dos estudantes a partir da concepção de desobediência civil utilizada como forma de participação frente às mediações de política convencional que não são capazes de responder/resolver as demandas dos cidadãos.

O evento inclui certificado de participação. A entrada é franca. Não há necessidade de inscrição prévia.