Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Reitor visita parques tecnológicos no Rio de Janeiro e em Recife



O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa , Paulo Schneider, e o reitor Paulo Burmann (à dir.) participaram da cerimônia de lançamento do submarino Riachuelo

Uma comitiva de lideranças de Santa Maria e região viajou ao Rio de Janeiro e a Recife, entre terça (11) e quinta-feira (13), com o objetivo de conhecer e estabelecer parcerias com iniciativas de destaque no país nas áreas da inovação e do empreendedorismo. O reitor da UFSM, Paulo Burmann, participou da missão, organizada pela Associação dos Amigos das Forças de Defesa do Rio Grande do Sul (SouDefesa).

No Rio de Janeiro, a comitiva santa-mariense visitou o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e unidades militares de pesquisa. Já na capital pernambucana, o grupo conheceu o parque tecnológico Porto Digital.

Para o reitor, as iniciativas visitadas são referências significativas de parcerias bem-sucedidas entre as universidades, os poderes públicos e o setor empresarial. “Apesar de serem realidades diferentes de Santa Maria, este é um movimento muito importante. A partir das ações que foram desenvolvidas nessa missão, da união de forças entre diferentes setores da sociedade e as diferentes instâncias do poder público, nós estamos construindo uma perspectiva de futuro para Santa Maria e região”, avalia o reitor.

Em abril deste ano, Burmann integrou a comitiva santa-mariense que visitou centros de pesquisa e empresas da área da Aeronáutica instalados em municípios do estado de São Paulo. As visitas, segundo o reitor, têm subsidiado a construção de um diagnóstico que irá nortear ações conjuntas a serem desenvolvidas em Santa Maria. “Aquilo que a Universidade já desenvolve em suas diversas unidades e, principalmente, a partir da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia, as ações que são desenvolvidas junto ao Parque Tecnológico de Santa Maria, precisam, todas elas, ser associadas para que possamos de fato construir uma estratégia de desenvolvimento econômico e social para a região de Santa Maria”, defende Burmann.

O SouDefesa foi constituído em agosto deste ano, com o objetivo de integrar entidades da sociedade civil, Forças Armadas e universidades, visando a promoção do desenvolvimento social e econômico de Santa Maria e região. O vice-reitor, Luciano Schuch, e o diretor do Centro de Tecnologia da UFSM, Tiago Marchesan, fazem parte da diretoria da Associação.

Submarino Riachuelo – Antes de retornar a Santa Maria, o reitor ainda participou do lançamento do Submarino Riachuelo (S-40), em encontro promovido pela Marinha do Brasil, na manhã desta sexta-feira (14), no Complexo Naval de Itaguaí, litoral sul do Rio de Janeiro. Com tecnologia francesa, o submarino foi parcialmente modificado por especialistas brasileiros, por meio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Paulo Schneider, acompanhou o reitor na cerimônia. Ainda pela manhã, ambos participaram de agenda na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), também no Rio de Janeiro.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-46090

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes