Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto do Colégio Politécnico propõe melhoria em processos de cooperativa de crédito



Foto colorida horizontal mostra oito pessoas sentadas em volta de uma mesa de trabalho, com notebooks, olhando para a câmera
Equipe do professor Alencar Machado envolvida com o projeto

O projeto “Plataforma para integração de sistemas baseada em mapeamento e automação de processo”, desenvolvido e coordenado pelo doutor em Ciências da Computação Alencar Machado, professor do curso técnico em Informática do Colégio Politécnico da UFSM, tem como objetivo desenvolver pesquisas relacionadas à área de mapeamento de processos que apoiam áreas estratégicas voltadas à tomada de decisão em cooperativas de crédito.

Desta forma, o intuito é trabalhar uma plataforma de software para a modelagem e automação de processos, os quais podem ter a necessidade de ser executados através de sistemas legados e não integrados. O projeto visa a melhorias referentes à gestão de pessoas e processos do sistema de crédito cooperativo (Sicredi).

O professor Alencar explica que o objetivo do projeto está relacionado à aplicabilidade do ciclo de processos voltados a empresas de médio e grande porte, atualmente em início de desenvolvimento, o que é um fator de originalidade do projeto. Esta aplicabilidade nos processos da empresa parceira, no caso a cooperativa de crédito Sicredi, é um caminho necessário para a construção da plataforma de mapeamento e automação de sistemas proposto nesse projeto.

O professor salienta que a relevância do estudo se dá devido à plataforma de software estar voltada ao mapeamento, à gestão e automação de processos, com ênfase na gestão de pessoas, o que traz grande importância para a área científica e a iniciativa privada, e também, por se tratar de um projeto P&D voltado às cooperativas de crédito.

O projeto conta com a parceria da Fatec. Alencar destaca a importância desta parceria, que torna-se fundamental no trâmite dos processos, com a execução financeira, tanto na contratação e pagamento de bolsas para os envolvidos, professores e alunos bolsistas, quanto para a compra de equipamentos que, ao final do projeto, serão materiais permanentes da UFSM.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Fatec

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-46629

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes