Projeto do Colégio Politécnico propõe melhoria em processos de cooperativa de crédito

Foto colorida horizontal mostra oito pessoas sentadas em volta de uma mesa de trabalho, com notebooks, olhando para a câmera
Equipe do professor Alencar Machado envolvida com o projeto

O projeto “Plataforma para integração de sistemas baseada em mapeamento e automação de processo”, desenvolvido e coordenado pelo doutor em Ciências da Computação Alencar Machado, professor do curso técnico em Informática do Colégio Politécnico da UFSM, tem como objetivo desenvolver pesquisas relacionadas à área de mapeamento de processos que apoiam áreas estratégicas voltadas à tomada de decisão em cooperativas de crédito.

Desta forma, o intuito é trabalhar uma plataforma de software para a modelagem e automação de processos, os quais podem ter a necessidade de ser executados através de sistemas legados e não integrados. O projeto visa a melhorias referentes à gestão de pessoas e processos do sistema de crédito cooperativo (Sicredi).

O professor Alencar explica que o objetivo do projeto está relacionado à aplicabilidade do ciclo de processos voltados a empresas de médio e grande porte, atualmente em início de desenvolvimento, o que é um fator de originalidade do projeto. Esta aplicabilidade nos processos da empresa parceira, no caso a cooperativa de crédito Sicredi, é um caminho necessário para a construção da plataforma de mapeamento e automação de sistemas proposto nesse projeto.

O professor salienta que a relevância do estudo se dá devido à plataforma de software estar voltada ao mapeamento, à gestão e automação de processos, com ênfase na gestão de pessoas, o que traz grande importância para a área científica e a iniciativa privada, e também, por se tratar de um projeto P&D voltado às cooperativas de crédito.

O projeto conta com a parceria da Fatec. Alencar destaca a importância desta parceria, que torna-se fundamental no trâmite dos processos, com a execução financeira, tanto na contratação e pagamento de bolsas para os envolvidos, professores e alunos bolsistas, quanto para a compra de equipamentos que, ao final do projeto, serão materiais permanentes da UFSM.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Fatec