Jardim Botânico recebe atividade da Semana da Calourada

Coral indígena se apresentou no Jardim Botânico

Nesta segunda-feira (11) teve início a Semana da Calourada da UFSM. O evento tem como objetivo recepcionar e acolher os novos estudantes da Universidade, bem como integrar os calouros e os alunos já veteranos. Durante a tarde do primeiro dia de evento, os alunos foram levados ao Jardim Botânico da UFSM, onde puderam prestigiar atrações culturais protagonizadas por artistas locais.

Além das apresentações da banda Aparelho Auditivo e da cantora Jordana Henriques, quem esteve no Jardim pode aproveitar as canções do Coral Indígena, que participou pela primeira vez da recepção dos calouros. Segundo Genico Fernandes, da etnia Guarani, a apresentação representa uma oportunidade importante para mostrar o canto e a dança da tribo.

Foto colorida horizontal mostra calouros em atividade de interação em um gramado no Jardim Botânico
Calouros participaram de atividades no Jardim Botânico

De acordo com o diretor do Jardim Botânico, Fábio Menezes, embora desde o ano passado já ocorra uma integração do local em eventos abertos à comunidade santa-mariense, como o Viva o Campus, é a primeira vez que o Jardim recebe a Semana da Calourada. “A importância de momentos como esse está em perceber que o Jardim Botânico é um espaço multiuso, aberto à comunidade acadêmica e à cidade de Santa Maria, que precisa de um local verde, limpo e seguro, que pode ser acessado por todos”, explica.

Outros destaques da tarde foram as oficinas de defesa pessoal, ministrada pela Liga Internacional PA-KUA, além da participação da Polifeira do Agricultor.

Luciano Henrique, calouro do curso de Matemática, ressalta as experiências vividas durante o primeiro dia comoestudante da UFSM. “Está sendo muito interessante, pois além do básico, que é apresentar os cursos, eles fizeram uma palestra bastante educativa sobre a origem negra, falando sobre a importância de construir uma história para todos”, afirma.

A Semana da Calourada da UFSM continua durante o mês de março, com atrações culturais, palestras e espaço para sanar dúvidas sobre o funcionamento da Universidade.

Texto: Bárbara Marmor, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias