Revista Arco lança 10ª edição impressa com dossiê “Inovação no ensino” e reportagem em quadrinhos

A revista Arco, veículo de jornalismo científico e cultural da UFSM, lança nesta segunda-feira (25) sua 10ª edição impressa. Com dossiê sobre Inovação no ensino, a publicação apresenta à comunidade acadêmica meios de tornar as aulas mais dinâmicas, horizontais e acessíveis, fazendo uso de metodologias ativas e tecnologias. Neste contexto, professores e pesquisadores da UFSM mostram que, mesmo existindo desafios de ordem cultural e estrutural a serem superados, o investimento em inovação e acessibilidade em prol do conhecimento traz benefícios a todos os envolvidos na rotina de ensino das universidades.

A 10ª Arco apresenta, ainda, uma novidade: uma reportagem na forma de história em quadrinhos (HQ). O formato é bastante conhecido no ramo do humor e das narrativas infantis, mas ainda é pouco explorado no jornalismo. Em duas páginas, a HQ Alma de gafanhoto conta a história de Augusto Ópẽ da Silva, líder kaingang que dá nome à Casa do Estudante Indígena da UFSM. “Na Arco estamos sempre buscando formas de inovar nas narrativas, tanto para a versão impressa quanto para a digital. A ideia de produzir a HQ  veio nesse sentido: foi um desafio para a equipe e que resultou numa reportagem que ficou muito bonita e bem apurada, e que vale a pena ser lida”, destaca a editora-chefe Luciane Treulieb.

A acadêmica de Jornalismo e repórter responsável pela matéria, Andressa Motter, explica que a apuração da pauta é a mesma, independentemente do formato. “Entrevistamos o cacique da aldeia de Santa Maria e lemos artigos sobre nosso personagem. Depois disso, fizemos o roteiro e pensamos nas falas e desenhos”, conta a estudante.

As ilustrações da matéria ficaram a cargo da estudante de Desenho Industrial e ilustradora da revista Arco, Lidiane Castagna. “Os maiores desafios de produzir a história em quadrinhos foi transmitir com exatidão e de forma ilustrada o momento da entrevista, o ambiente da aldeia, as expressões e o afeto por uma pessoa tão relevante para a comunidade indígena como o Augusto Ópẽ”, comenta Lidiane.

Todo o processo da HQ foi orientado pelo jornalista Augusto Machado Paim, formado na UFSM e atualmente doutorando na Universidade Bauhaus, em Weimar, na Alemanha, com bolsa Capes. Sua tese, que será defendida nos próximos meses, é intitulada Estética da Reportagem em Quadrinhos: Teoria e Prática da Narrativa Jornalística em Forma de Quadrinhos.

Nas demais editorias, são abordados temas como pichação/graffiti, educação financeira e videogames.

A distribuição da nova edição começa nesta segunda (25), em evento itinerante no campus sede da UFSM, e segue até 9 de abril, . A cada dia, das 11h às 13h20min, a equipe da revista Arco entregará exemplares à comunidade acadêmica em uma unidade da Instituição. Ainda em abril, a banca da revista Arco irá, também, para os outros campi da UFSM.

A publicação completa, em formato flip, pode ser acessada, a partir desta segunda (25), na plataforma Issuu. Além disso, os conteúdos da 10ª edição impressa estarão disponíveis no site da revista Arco nos próximos dias, conforme lançamento de cada matéria.

Confira os locais e datas do evento itinerante no campus sede:

25/03: Reitoria

26/03: CAL