Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Projeto “5,6,7 e 8” oferece aulas de tango para a comunidade



O projeto de extensão “5,6, 7 e 8”, do Curso de Dança-Licenciatura, retoma as atividades nesta sexta-feira (29) com a oferta de aulas gratuitas de tango para a comunidade. A oficina será sempre das 13h às 14h no Espaço Multiuso, até o final de junho. Estão disponíveis 40 vagas, que serão preenchidas no horário da aula, por ordem de chegada.

A oficina Tango Contemporâneo parte dos estudos do Grupo de Pesquisa sobre (Es)(Ins)critas do/no Corpo (Corpografias), coordenado pela professora Neila Baldi. Uma das linhas de pesquisa do grupo estuda as pedagogias da dança e tem se dedicado, desde o ano passado, a pensar a teoria decolonial para a aprendizagem e ensino da dança. Neste sentido, uma das questões levantadas na oficina é o machismo inerente a muitas danças de salão. Por isso, o curso pretende discutir a relação da chamada condução na dança que, nesta perspectiva buscará a conexão entre os pares. Entre os temas da oficina estão a conexão, a musicalidade, a dissociação das partes do corpo, os códigos específicos do tango (figuras) e a criação a partir do tango. A oficina a aberta para adultos e adultas da comunidade de Santa Maria.

O projeto “5,6,7 e 8” foi criado em julho de 2017 e que tem por objetivo democratizar o acesso à dança na cidade de Santa Maria e propiciar aos estudantes dos Cursos de Dança – Licenciatura e Bacharelado – da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) oportunidade do exercício da docência, bem como da pesquisa em dança. Desde então, ofereceu oficinas de dança de salão, dança moderna e dança contemporânea.


Publicações Recentes