Acadêmicos podem participar de pesquisa de doutorado em Enfermagem sobre bullying

Alunos da UFSM podem participar como voluntários da pesquisa intitulada “Adaptação transcultural da Bullying Scale para estudantes universitários do Brasil”, que fará parte da tese de doutorado em Enfermagem pela UFSM de Naiane Glaciele da Costa Gonçalves, com a orientação da professora Tânia Solange Bosi de Souza Magnago e coorientação da professora Graziele de Lima Dalmolin.

Esta pesquisa pretende realizar a adaptação transcultural para o português do Brasil da Bullying Scale e verificar se a versão brasileira consistirá em uma escala válida, confiável e fidedigna para a avaliação do bullying em estudantes universitários brasileiros. As informações coletadas fornecerão subsídios para verificar se o bullying está presente na instituição pesquisada e subsídios para traçar estratégia de enfrentamento do bullying entre os estudantes.

O estudo recebeu parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa, da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, da Pró-Reitora de Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Núcleo de Apoio à Aprendizagem na Educação.

A coleta está prevista para iniciar em abril, por meio da aplicação de um questionário online, disponível no Portal do Aluno da UFSM, e presencial com os estudantes do curso de graduação em Enfermagem. O instrumento é composto por questões objetivas sobre dados sociodemográficos, acadêmicos e a Bullying Scale versão brasileira em adaptação. Estima-se que o tempo de preenchimento leve em torno de 10 minutos.