Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PRAE divulga Chamada Pública aos estudantes que obtiveram BSE antes de 2021 e que pretendem ingressar na Moradia Estudantil em 2023

A publicação é válida durante todo o ano



Em janeiro de 2023, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) divulgou Chamada Pública destinada aos estudantes com o Benefício Socioeconômico (BSE), no âmbito do Campus Sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que pretendem acessar a moradia estudantil, isto é, Casa do Estudante I e Casa do Estudante II, no decorrer do ano de 2023 e foram submetidos à avaliação socioeconômica em período anterior ao ano de 2021. O usuário que se encaixa nesse perfil deve solicitar reavaliação, para fins de recadastro, junto ao Setor de Benefício Socioeconômico. A Chamada Pública é de fluxo contínuo, ou seja, estará aberta no decorrer do ano. 

Como prosseguir 

Estes estudantes deverão encaminhar por e-mail para o e-mail bse@ufsm.br a sua solicitação de reavaliação socioeconômica. O e-mail encaminhado deverá indicar como assunto “Recadastro do BSE para fins de acesso à moradia estudantil em Santa Maria no ano de 2023”.  Após solicitar a reavaliação, os alunos deverão aguardar comunicação por e-mail a ser realizado pelo Setor de Benefício Socioeconômico com as orientações sobre o procedimento de recadastro de BSE. 

Já no processo de recadastramento, será solicitado informações atualizadas sobre composição do grupo familiar e suas respectivas rendas, bem como informações sobre a situação patrimonial. Estas informações serão preenchidas em formulário específico encaminhado pela equipe de BSE.  

O Setor de Benefício Socioeconômico entrará em contato com o estudante a partir do e-mail institucional dos integrantes da equipe. Deste modo, sugere-se aos interessados na reavaliação atenção especial às caixas de entrada de e-mail e spam. Quando houver necessidade, o Serviço Social poderá agendar entrevista e/ou realizar visita domiciliar aos estudantes.  

Por que fazer?

O assistente social da PRAE, Adauton Ezequiel Muller, aponta que a demanda para a publicação da Chamada em questão se deve à necessidade de atualização das rendas per capita, principalmente em relação aos novos editais realizados pelo órgão. Ainda, o servidor explica a importância desta Chamada Pública: “ela busca garantir a equidade em relação à avaliação da renda entre os participantes dos editais da moradia, bem como contribuir para o alcance dos objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)”. 

Adauton acrescenta que a referida publicação não interfere nos editais recorrentes lançados pela Pró-reitoria. Ao contrário, foi pensada para agregá-los, pois demandam informações atualizadas dos estudantes.

Esta chamada pública também se aplica aos estudantes que ingressaram na Instituição pela Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012, na modalidade de estudantes egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita e que tenham sido dispensados da entrega de documentos comprobatórios de renda por ocasião de seu ingresso no Programa de BSE.

Dúvidas relacionadas a esta chamada pública deverão ser encaminhadas diretamente ao e-mail bse@ufsm.br. Casos omissos serão apreciados pela Pró-Reitora de Assuntos Estudantis em conjunto com a equipe do Setor de Benefício Socioeconômico (SBSE). 

Para mais informações, acesse a chamada pública na íntegra. 

Texto: Gabrielle Pillon, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61167

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes