Pesquisadores do Departamento de Química da UFSM apresentam palestras na USP

Foto colorida horizontal mostra nove homens e mulheres lado a lado, posando para a foto, em frente a uma lousa verde em uma sala
Integrantes do LAQIA que participaram do workshop

De 15 a 18 de abril, foi realizada a 12ª edição do Workshop sobre Preparo de Amostras (WPA). O evento foi organizado no campus da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, e contou com a participação dos mais destacados cientistas que trabalham na área de Química Analítica voltada para o preparo de amostras e determinação de contaminantes orgânicos e inorgânicos, nos mais variados tipos de amostras.

Dentre os palestrantes, estiveram pesquisadores das principais instituições de ensino superior do Brasil, como USP, UFSCar, Unicamp, entre outras, bem como pesquisadores do exterior, como Peter Bode (Holanda), Ramon Barnes (EUA), José Luis Capelo Martinez (Portugal) e Diego Carnaroglio (Itália).

O WPA tem sido citado como o evento mais importante da área de preparo de amostras para a determinação de elementos traços na América Latina. O WPA envolve a discussão de aspectos relevantes aos métodos de preparo de amostras para a subsequente determinação de elementos e compostos em materiais de interesse tecnológico, industrial, agronômico, ambiental, clínico, forense, dentre outros.

Adicionalmente, ocorreram atividades experimentais (sessões de práticas) nesse mesmo contexto, sendo possível aos participantes operar os equipamentos mais modernos, disponíveis na área de preparo de amostras, dentre outras operações experimentais.

Os pesquisadores do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) do Departamento de Química da UFSM Érico M. M. Flores, atual coordenador da Secretaria de Apoio Internacional da UFSM, Cezar A. Bizzi e Valderi L. Dressler foram palestrantes convidados.

Os professores Rochele S. Picoloto e Cezar A. Bizzi também coordenaram uma sessão prática relacionada ao sistema de combustão iniciada por micro-ondas, equipamento resultante de uma das patentes desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do LAQIA.

O professor Érico apresentou a conferência de encerramento, “Tendências no preparo de amostras”, acerca dos desafios e rumos da Química Analítica na área de preparo de amostras, mostrando os resultados recentes e os principais avanços do LAQIA nessa área.

O professor Cezar apresentou a palestra “Digestão subestequiométrica de amostras botânicas e biológicas em sistemas com aquecimento por micro-ondas: emprego de ácido nítrico diluído e oxigênio como reagente auxiliar”, durante a qual foram apresentados os desenvolvimentos mais recentes na área de decomposição de amostras com alta eficiência empregando reagentes diluídos.

Já o professor Valderi ministrou a palestra “Preparo de amostras para análise de especiação”, apresentando os principais sistemas empregados para a especiação de elementos relevantes para análises biológicas, ambientais e toxicológicas.

Parte dos trabalhos de pesquisa, totalmente feita na UFSM, foi realizada nos laboratórios do Centro de Estudos em Petróleo (Cepetro) da UFSM, que tem desenvolvido diversos sistemas e processos nas áreas de micro-ondas e ultrassom nos últimos anos.

Além dos professores Érico, Cezar, Rochele e Valderi, participam das pesquisas desenvolvidas no LAQIA e Cepetro os professores José Neri G. Paniz, Edson I. Müller, Fábio A. Duarte, Paola A. Mello, Rodrigo C. Bolzan e Jussiane S. Silva, todos do DQ/CCNE, além de alunos de graduação da UFSM (Tecnologia em Processos Químicos, Química Industrial, Química Bacharelado, Farmácia e Engenharia Química) e dos programas de pós-graduação em Química e em Engenharia Química.