Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Guia de agricultores familiares da região central do RS será lançado na próxima segunda-feira



Produtores rurais participaram de reunião na qual manifestaram interesse em participar do projeto

Com a proposta de disponibilizar uma rede de contatos que facilite o encontro de quem produz alimentos com os proprietários de restaurantes, será lançado na próxima segunda-feira (29) – nos formatos impresso e on-line (via Facebook) – o Guia de Produtores de Hortifrutigranjeiros e Agroindústrias da Região Centro do RS. Trata-se de uma iniciativa do projeto de extensão intitulado Qualificação dos Sistemas de Informação para Distribuição e Mercados de Alimentos, que é coordenado pela professora Janaína Balk Brandão, do Departamento de Extensão Rural da UFSM. O lançamento ocorre em uma rodada de negócios com o tema “Comprar do pequeno é um bom negócio”, a qual começa às 15h no Hotel Dom Rafael (unidade Cerrito).

Estarão presentes na ocasião proprietários de restaurantes e representantes de agroindústrias e vinícolas, assim como produtores das áreas de fruticultura, olericultura, apicultura, massas, embutidos, doces, sorvetes, queijos, cortes suínos e ovinos.

A ideia do guia surgiu de uma pesquisa com hortifrutigranjeiros de Santa Maria, na qual se constatou que apenas 0,66% deles forneciam produtos para restaurantes da cidade. O projeto foi apresentado pela primeira vez aos representantes dos restaurantes em agosto de 2018. A seguir, houve uma reunião com as agroindústrias e produtores de hortifruti, com os quais se obtiveram informações sobre disponibilidade, variedade e quantidade de produção.

Ao longo das 26 páginas do guia, constam os nomes dos produtores rurais, endereços, fotos, relação dos produtos, serviços de entrega e locais de venda. Além de fortalecer a agricultura familiar da região, a iniciativa vai colocar à disposição dos consumidores alimentos frescos e de qualidade e com origem conhecida.

O lançamento do livro conta com o apoio dos governos municipal e estadual, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (Ahturr) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outros.





Publicações Recentes