DAG promove diversas atividades alusivas à 3ª Semana Nacional de Arquivos

O Departamento de Arquivo Geral (DAG) da UFSM vai promover diversas atividades alusivas à 3ª Semana Nacional de Arquivos, que ocorre de 3 a 8 de junho. A semana é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos 2017-2027, elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural. A programação será a seguinte:

30 e 31 de maio – Oficina Desenhando Arquivos, na disciplina de Artes do 7º e 8º anos do ensino médio do Colégio Metodista Centenário.

3 de junho – Gincana Fotográfica, na disciplina de Educação Artística do 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Rafael Iop.

3 a 8 de junho – Caminhada na Exposição Memória na Pista (caminhada de resgate de memória da UFSM, com monitor), composta por 16 painéis distribuídos ao longo da Pista Multiuso – do arco de entrada até a Reitoria.

5 de junho – Caminhada com Inclusão na Exposição Memória na Pista, com turma de alunos do Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Pilar.

6 de junho – Simpósio Patrimônio Cultural e Patrimônio Documental, com início às 9h, no Salão Imembuí, localizado no 2º andar da Reitoria. O evento é composto por duas palestras:

– “Patrimônio cultural, arquivos e pesquisa”, com Darlan de Mamann Marchi, pós-doutorando em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas.

– “Comunicação, patrimônio cultural e turismo”, com a professora Mônica Elisa Dias Pons, do Departamento de Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da UFSM.

O período da Semana Nacional de Arquivos foi escolhido para celebrar o dia 9 de junho, quando se comemora o Dia Internacional dos Arquivos. Esta é uma data estabelecida pelo Conselho Internacional de Arquivos, que lança um tema diferente a cada ano para inspirar os eventos. O tema deste ano é “Desenhando arquivos”.