Programa Idiomas sem Fronteiras lança campanha #FicaIsF para manter suas atividades

O programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) lançou, nesta quarta-feira (22), a campanha #FicaIsF, para garantir o pleno funcionamento de suas atividades. A campanha propõe compartilhar experiências, depoimentos e dados que mostrem conquistas do IsF como programa de apoio à internacionalização da educação superior brasileira, proporcionando a qualificação de professores de línguas e ampliação do acesso à capacitação em línguas estrangeiras da comunidade acadêmica.

Na UFSM, o #FicaIsF visa (ex)professores IsF, coordenadores IsF, (ex)alunos IsF, bem como dirigentes que desejarem se engajar na campanha, destacando a importância do programa na sua trajetória pessoal ou na Instituição. Depoimentos em vídeo ou por escrito podem ser enviados para isf.ufsm@gmail.com ou publicados diretamente nas redes sociais pessoais, utilizando a hashtag #FicaIsF e marcando o @Inglês sem Fronteiras – UFSM.

Ações afetadas pelo contingenciamento de recursos

Desde 2013, o IsF-UFSM vinha atuando no intuito de contribuir para a internacionalização da Universidade, por meio da oferta gratuita de 29.417 testes de nivelamento e proficiência em inglês, um número ilimitado de senhas gratuitas para o curso My English Online e 5.992 vagas cursos presenciais gratuitos.

Entretanto, essas ações foram afetadas pelo contingenciamento de recursos públicos publicado por meio do decreto 9.741/19 no âmbito do Ministério da Educação, que provocou a suspensão de quatro bolsas Capes para professores de inglês, uma bolsa Capes de coordenador pedagógico de inglês e uma de coordenador geral de todos os idiomas, totalizando o recolhimento financeiro de R$ 10.400,00 mensais.

A medida interrompeu as inscrições para 12 turmas de inglês da oferta 4, cujas aulas iniciariam em 27 de maio. Além disso, ficaram canceladas as ofertas 5, 6, 7, 8 e 9, previstas para o ano de 2019, além do serviço de orientação presencial sobre o curso My English Online. A aplicação do Toefl ITP gratuito também foi prejudicada pelo bloqueio porque é feita pelos professores de inglês, credenciados para essa finalidade pela empresa autorizada Mastertest.

Outros idiomas

Neste momento, a falta de bolsas para o inglês não extingue o IsF-UFSM, porque o programa tem ações em mais cinco idiomas – alemão, espanhol, francês, italiano e português para estrangeiros. Esses idiomas serão mantidos graças aos compromissos da UFSM e da embaixada italiana com o pagamento de bolsa até o final do ano.