UFSM é contemplada com o prêmio Mérito Institucional do CNPq

A Universidade Federal de Santa Maria venceu o prêmio Mérito Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os ganhadores do 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – Edição 2018 foram anunciados na segunda-feira (27).

O prêmio Mérito Institucional é concedido à instituição com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O índice de egressos é definido pelo número de ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) que se titularam no mestrado ou doutorado. São comparados os percentuais de titulação de cada instituição com o percentual médio do conjunto de todas as instituições contempladas com bolsas Pibic, em um período de dez anos. Outro critério que é considerado para a premiação é ter bolsistas inscritos nesta edição do prêmio.

Para o vice-reitor, Luciano Schuch, a premiação demonstra a importância e a qualidade do trabalho de formação dos estudantes, por meio das oportunidades de iniciação científica oferecidas pela UFSM. “Isso mostra que o trabalho que estamos fazendo com nossos estudantes, na iniciação científica, tem resultado na pós-graduação, contribuindo na formação de jovens pesquisadores e cientistas para o futuro do país”, afirma Schuch. Já o coordenador de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, Paulo Cesar Piquini, reforça que o prêmio representa o reconhecimento da eficiência do trabalho da UFSM, destacando a universidade dentre as instituições que melhor administram e aplicam os recursos das bolsas Pibic no Brasil. “A iniciação científica tem por características iniciar os estudantes nas carreiras científicas, dos quais espera-se que deem prosseguimento em suas carreiras ingressando em programas de mestrado e doutorado. É um elo de ligação entre os conhecimentos de sala de aula e as práticas de laboratório”, aponta Piquini.

Como ganhadora na categoria Mérito Institucional, a UFSM será agraciada com troféu e dez bolsas adicionais do Pibic e/ou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). A entrega da premiação será realizada durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, de 21 a 27 de julho de 2019. O vice-reitor irá representar a UFSM no evento.

Outras categorias – O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica ainda contempla outras duas categorias: bolsista de Iniciação Científica e bolsista de Iniciação Tecnológica. Na categoria Iniciação Científica, a UFSM inscreveu três acadêmicos, representando os três Colégios de Conhecimento contemplados no prêmio: Colégio de Ciências da Vida, Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar e Colégio de Humanidades. Já na categoria Iniciação Tecnológica, a universidade indicou um acadêmico, representando o Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

Ao todo, a premiação recebeu 573 inscrições de 193 instituições, sendo 145 universidades e 48 institutos de pesquisa. A inscrição para o prêmio foi feita através do envio de relatórios finais de bolsistas Pibic e Pibiti. Os relatórios enviados ao CNPq para representar a UFSM no prêmio são relativos às bolsas Pibic e Pibiti do período de agosto de 2017 a julho de 2018.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor