Oficina sobre aleitamento materno foi realizada no Campus de Palmeira das Missões

Aconteceu no dia 22 de maio, no Campus da UFSM de Palmeira das Missões, uma oficina sobre aleitamento materno. A atividade foi realizada pela disciplina Nutrição da Gestação à Adolescência, do curso de Nutrição, ministrada pelas professoras Silvania Bottaro e Adriane Cervi Blümke, e com o apoio da nutricionista do campus Cíntia Sulzbach.

O objetivo da oficina, que reuniu acadêmicos e mães lactantes, foi incentivar o aleitamento materno. “Convidamos as mães lactantes que gostariam de contar a sua experiência na lactação e como foi o antes, o durante e o após de todo esse processo. Os alunos participaram fazendo perguntas às mães com base no que viram até agora na disciplina, porque muitas vezes é difícil para o aluno que nunca viveu a amamentação poder informar as outras pessoas de todos os benefícios da amamentação”, explicou a professora Silvania Bottaro.

Durante a oficina, o assunto foi tratado de uma maneira mais informal e as mães puderam também tirar suas dúvidas e falar sobre como que elas gostariam de ser informadas sobre a lactação. “Inclusive, para discutir sobre os benefícios do aleitamento materno, nós trouxemos materiais do laboratório para vermos quais são as principais bactérias que o leite materno previne para a criança não ter diarreia, otite e outras patologias. Trouxemos também alimentos para discutir com as mães aqueles mitos de quais alimentos que causam cólicas e outros que não são tão mitos assim. Debatemos ainda a literatura sobre o aleitamento materno e seus benefícios”, completou a docente.

Outras oficinas devem ser realizadas nos próximos dias sobre o assunto, entre as quais uma sobre alimentação complementar ao aleitamento materno.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões