Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

DAG promoveu simpósio para discutir patrimônio cultural e documental



Foto colorida horizontal mostra palestrante sentado de frente ao público no Salão Imembuí, tendo atrás um telão com imagens de prédios projetadas
Simpósio integrou a programação da 3ª Semana Nacional de Arquivos

O Departamento de Arquivo Geral (DAG) da Universidade Federal de Santa Maria realizou na manhã desta quinta-feira (6) o Simpósio Patrimônio Cultural e Patrimônio Documental. O evento aconteceu no Salão Imembuí e integrou a programação da 3ª Semana Nacional de Arquivos, que acontece em todo o Brasil até sábado (8).

O simpósio contou com a contribuição do pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) Darlan Marchi, que falou sobre patrimônio documental, e da professora Mônica Elisa Dias Pons, do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da UFSM, que ministrou palestra sobre comunicação, patrimônio cultural e turismo. Ambos ressaltaram em suas falas a importância da preservação e valorização do patrimônio, uma vez que é uma forma de não deixar com que se perca a história.

Além da fala dos especialistas, um fragmento do espetáculo Som e Luz em Corpos, do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (Liccda) e curso de Dança licenciatura da UFSM, foi apresentado.

A Semana Nacional de Arquivos é promovida pelo Arquivo Nacional e organizada pelo Conselho Internacional de Arquivos. A programação na UFSM, que encerra neste sábado (8), com a exposição dos painéis históricos, segue as definições do Conselho Internacional, que esse ano tem como temática “Desenhando arquivos”.

Texto: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Foto: João Inácio Pereira, estagiário do curso de Jornalismo

Edição: Ricardo Bonfanti

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-48061

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes