TV Campus realiza atividades de extensão no Case de Santa Maria

Servidores e estudantes da UFSM realizaram, entre os dias 22 de julho e 1º de agosto, atividades de criação musical e audiovisual com socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria. As oficinas fazem parte do projeto de extensão Estúdio de Criação, coordenado por servidores da TV Campus, órgão vinculado à Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. Mais de 20 jovens participaram das práticas.

Os participantes do projeto criaram músicas de rap e atuaram em frente às câmeras

Durante a primeira semana, os participantes receberam aulas de linguagem audiovisual e história da música, e realizaram a produção de letras de músicas e composição. As práticas foram coordenadas por Fernando Britto, estudante de Filosofia, e Jimmy Braz, estudante de Música e Tecnologia. As atividades contaram também com a colaboração do músico Yuri ML e da estudante de Pedagogia Letícia Prates, que também é integrante do Co-Rap – Coletivo de Resistência Artística Periférica.

A segunda semana foi destinada à gravação musical e audiovisual. O Case cedeu seus espaços para a realização de imagens que vão compor um videoclipe criado pelos jovens. A música, que levou o nome de Sonho de Liberdade, será mixada junto ao vídeo na TV Campus. Os versos do refrão dizem “a Fase é uma fase na vida da gente. Não é pra pior, o melhor tá pela frente”.

Ao todo, foram mais de 20 horas de formação com os jovens. Os participantes criaram letras de músicas de rap, cantaram, escolheram ritmos, batidas e referências, indicaram ideias de cenas para o videoclipe e atuaram em frente às câmeras. O tema das produções ficou centrado na vida dos jovens antes e durante sua internação no Case e suas perspectivas para o futuro.

Os integrantes do Estúdio de Criação avaliaram positivamente as experiências. “Notamos que diversificar a equipe e trazer vozes e repertórios próximos aos estudantes potencializou as criações artísticas. A proposta foi muito bem recebida, então pretendemos realizá-la novamente com outro grupo de jovens”, afirma o servidor Rafael Salles.

A etapa de produção e gravação do videoclipe foi coordenada por João Pedro Amaral, estudante do Doutorado em Letras da UFSM, e pelos servidores Rafael Salles e Thomás Townsend, ambos da TV Campus. A previsão da equipe do projeto é que, em três meses, o videoclipe seja exibido em um evento para os internos do Case, funcionários da instituição e professores da escola Humberto de Campos, localizada dentro do centro.