Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Submissão de resumos para o 3º Encontro Compartilhando Saberes segue até esta sexta-feira



A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o Centro de Ciências Rurais (CCR) e o curso de Licenciatura em Educação do Campo informam que as inscrições para apresentação de trabalhos e submissão de resumos para o 3º Encontro Compartilhando Saberes podem ser realizadas gratuitamente até as 17h desta sexta-feira (16), na página www.ufsm.br/jai. Trata-se de um dos eventos que acontecem paralelamente à 34ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI). O encontro ocorre de 21 a 23 de outubro em diferentes locais do campus sede da UFSM.

O Encontro Compartilhando Saberes visa a divulgar relatos de experiências ligadas às práticas pedagógicas nos diversos graus de aprendizagem, da educação infantil à pós-graduação, passando pela educação não formal. O objetivo é estimular a partilha de saberes e fazeres por docentes, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da educação em geral, tanto da UFSM como de outras instituições de ensino. As inscrições de ouvintes podem ser feitas até 26 de setembro ou no primeiro dia do evento, ao custo de R$ 5,00, via web.

Os eixos temáticos do encontro são: educação inovadora e transformadora; ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para a sociedade; interculturalidade e diversidade nas ações educacionais; instituições, gestão e compromisso social.

Abertura – A palestra de abertura do evento estará a cargo do professor de neurociência do comportamento Guilherme Marcos Nogueira. Doutorando pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ele abordará o tema “Por que aprendemos o que aprendemos?”, trazendo as contribuições da neurociência para a aprendizagem. O professor vai falar sobre a relação entre as bases neurobiológicas dos seres e a influência do ambiente como fatores facilitadores ou impeditivos de um aprendizado mais eficiente, eficaz e efetivo. A palestra ocorre no dia 21 de outubro, às 14h, no Auditório Wilson Aita, localizado no anexo C do Centro de Tecnologia (CT).

Programação:

21 de outubro

14h – Palestra de abertura “Por que aprendemos o que aprendemos?”, com o professor Guilherme Nogueira, da PUCRS

Local: Auditório Wilson Aita, no anexo C do CT

22 de outubro

9h às 12h – Apresentação de trabalhos

12h às 14h – Intervalo

14h às 17h – Apresentação de trabalhos

Local: prédio 42

23 de outubro

9h – Palestra de encerramento “Publique ou pereça: os desafios do mundo acadêmico”, com a médica psiquiatra Martha Noal, da UFSM

Local: Auditório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Outras informações podem ser obtidas na página coral.ufsm.br/compartilhandosaberes, pelo e-mail compartilhando.saberes.ufsm@gmail.com e pelo telefone (55) 3220-8872.



Publicações Recentes