Curso de Direito da UFSM lidera no RS o ranking de aprovação no exame da OAB

O curso de Direito da UFSM alcançou 78,72% de aprovação no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O resultado colocou a UFSM na ponta do ranking gaúcho de aprovação e em sétima no âmbito nacional. Foram ao todo 37 aprovados de 47 que fizeram a prova. São contabilizados estudantes formandos em Direito (que estejam no 9º ou 10º semestres) e egressos.

A professora Maria Cristina D’Ornellas, atual coordenadora do curso de Direito diurno, destacou que o resultado é reflexo principalmente da dedicação dos alunos, da seriedade e do alto índice de aprovação em concursos públicos, além do exame da OAB. “Vejo como tão positivo que serve de estímulo para seguirem se dedicando no conhecimento”, complementou.

Outro aspecto levantado pela professora foi o vínculo dos professores com a UFSM, uma vez que uma grande parte deles é formada por ex-alunos da universidade e que isso serve de combustível para buscar sempre melhores resultados.

O professor Rafael Oliveira, que foi coordenador até o ano passado do curso diurno, ressaltou que tem sido recorrente a UFSM estar entre as primeiras do estado nos resultados do exame, que ocorre três vezes por ano. Para ele, os bons frutos acontecem de forma natural, já que a instituição não forma alunos com foco apenas para a magistratura, mas também para todas as demais áreas. Além disso, não há nenhum curso preparatório na UFSM focado no exame da OAB.

O concurso é realizado em duas fases: a primeira é uma prova objetiva e a segunda, dissertativa, da qual apenas quem alcançou 50% na primeira parte está apto a participar.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Centro de Ciências Sociais e Humanas