Burmann e Schuch participam de debates sobre o Future-se

A realização da audiência Pública na UFCSPA foi proposta pela deputada estadual Sofia Cavedon

O reitor Paulo Burmann e o vice-reitor Luciano Schuch participaram de dois debates nesta segunda-feira (26) sobre o programa Future-se, do Ministério da Educação. Schuch compôs a mesa de debatedores na Câmara de Vereadores, pela manhã, em Santa Maria, enquanto Burmann esteve presente em audiência pública  na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), à tarde, em Porto Alegre.

O debate que contou com a presença do vice-reitor Luciano Schuch ocorreu no Plenarinho da Câmara de Vereadores

No debate da Câmara de Vereadores, além do vice-reitor, participaram o representante da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) e professor do Departamento de Geociências da UFSM, Carlos Alberto da Fonseca Pires; o diretor da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism Sta Maria), Luiz Alberto Flores, e o representante do Clube Farroupilha, Ian Storni Peppe. O debate foi gravado pela TV Câmara e vai ao ar na TV aberta pelo canal 18.2 neste sábado, 31, às 17h e às 23h; e neste domingo, 1º, às 12h e às 20h.

Paulo Burmann representou a UFSM na audiência pública proposta pela Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais da Câmara dos Deputados em conjunto com a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Na ocasião estiveram presentes, além de Burmann, a reitora em exercício da UFCSPA, Jenifer Saffi, e representantes dos parlamentos estadual e federal, órgãos estudantis, entidades sindicais, Ministério Público Federal, universidades e institutos federais.

Considerado pelos participantes como um espaço de interlocução democrática entre instituições, sociedade e representantes da classe política, a audiência reuniu posicionamentos a respeito da iniciativa do MEC. Em sua fala, a representante da UFCSPA, Jenifer Saffi, saudou os presentes em nome da reitora Lucia Pellanda e agradeceu pela escolha da universidade como sede do encontro. A gestora manifestou preocupação com a situação atual e apresentou ponderações a respeito da proposta: “a elaboração do Future-se não contou com a participação dos reitores e são várias as dúvidas a respeito do projeto, como as referentes a fundos imobiliários, gestão de recursos, papel das organizações sociais, entre outras questões”, salientou.

Burmann segue em Porto Alegre nesta terça-feira (27), quando participa de diversas agendas e atividades da UFSM na Expointer, em Esteio.

Texto: Aline Dalmolin e Solange Prediger (Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor), com fotos e informações da Assessoria de Comunicação da UFCSPA.