Pesquisadores da UFSM ministram palestras no 6º Encontro Brasileiro sobre Especiação Química

De 3 e 5 de setembro, os professores Érico Flores e Paola Mello, do Departamento de Química da UFSM, e os alunos Gabrielle Dineck Iop e Gustavo Bitencourt, do Programa de Pós-Graduação em Química, participaram do 6º Encontro Brasileiro sobre Especiação Química (EspeqBrasil), que ocorreu em Salvador, na Universidade Federal da Bahia. Os pesquisadores em questão são membros do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (Laqia) e do Centro de Estudos em Petróleo (Cepetro) da UFSM. Eles participaram do evento juntamente com outros renomados pesquisadores que atuam na área de especiação química no Brasil e outros países, como Espanha, Chile e Uruguai.

Atual secretário de Apoio Internacional da UFSM, o professor Érico apresentou no evento a conferência “Análise da especiação de arsênico em frutos do mar: tratamento culinário e biodisponibilidade” (Arsenic speciation analysis in seafood: culinary treatment and bioavailability), na qual abordou resultados de uma pesquisa desenvolvida no Laqia em parceria com o professor Joseph Caruso (in memoriam), da Universidade de Cincinnati, dos EUA.

A professora Paola ministrou uma conferência intitulada “Novos desafios da análise de especiação de não metais: enxofre e nitrogênio em combustíveis” (New challenges of speciation analysis of non metals: sulfur and nitrogen in fuels). A doutoranda Gabrielle Iop apresentou seu trabalho como comunicação oral, tendo como título “Métodos de extração de compostos baseados em nitrogênio para a análise de especiação em óleo diesel” (Extraction methods of nitrogen-based compounds for the speciation analysis in diesel oil).

Esses trabalhos demonstram a significativa contribuição e reconhecimento das pesquisas desenvolvidas na UFSM na área de especiação química em nível nacional e internacional. Além dos professores que estiveram no 6º EspeqBrasil, participam das pesquisas desenvolvidas no Laqia os professores Cezar Bizzi, Edson Müller, Fábio Duarte, José Neri Paniz, Jussiane Sousa, Rochele Picoloto e Rodrigo Bolzan, todos do Departamento de Química, bem como o professor Juliano Barin, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos.