Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Músicas brasileiras estarão em destaque no concerto da Banda Sinfônica da UFSM nesta quarta



A Banda Sinfônica da UFSM vai reprisar o concerto desta quarta-feira em novembro na cidade de Rivera, no Uruguai

Nesta quarta-feira (11), às 19h30min, a Banda Sinfônica da UFSM sobe ao palco do Centro de Convenções para apresentar ao público o espetáculo “Músicas Brasileiras: Concertos Brasil-Uruguai”, que terá a regência do maestro e professor João Batista Sartor. O país vizinho consta no título do concerto porque o espetáculo será reprisado no dia 22 de novembro na cidade de Rivera, no Teatro 15 de Febrero, em uma promoção do Consulado Brasileiro no município fronteiriço. A entrada é franca e por ordem de chegada.

O repertório de músicas brasileiras inclui duas peças originais para banda sinfônica com orquestração primorosa e com “sotaque” bem nordestino, do compositor Mestre Duda: Música para Metais e Suíte Pernambucana de Bolso. A seguir, será apresentado o arranjo de Pedrinho Figueiredo para o Trenzinho do Caipira, como é popularmente conhecido o 4º movimento das Bachianas Brasileiras Nº 2 de Villa-Lobos.

As Danças Gaúchas, do compositor e maestro alemão Alfred Hülsberg, radicado em Porto Alegre, apresenta uma bem interligada e divertida seleção de danças folclóricas e infantis gaúchas, desde o Pezinho até Boi Barroso. O arranjador paulista Hudson Nogueira assina duas peças muito conhecidas da música popular e instrumental brasileira: Ponteio, de Edu Lobo e Capinam, e Bebê, de Hermeto Paschoal.

Hélio Valentim é o convidado para solar o Concerto para Clarineta, do compositor americano Artie Shaw, e o trombonista Bira Simão apresenta o choro Na Glória, de Ary dos Santos e Raul de Barros. Ambos são integrantes de destaque da Banda Sinfônica da UFSM. Para finalizar, serão apresentados dois arranjos virtuosos dos grandes sucessos de Djavan e Tim Maia.

Vinculada a um projeto de extensão do Departamento de Música da UFSM, a Banda Sinfônica teve início em 2017, resgatando e ampliando o repertório da extinta Orquestra de Sopros, a qual deu origem ao projeto. Contando com a colaboração de professores e alunos dos cursos de Música da UFSM, e também de músicos convidados, a banda tem uma formação que inclui instrumentos como flauta, oboé, clarineta, clarone, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba, contrabaixo e percussão.

Seu repertório eclético engloba estilos como erudito, trilhas de filmes, jazz, música popular brasileira e internacional, com destaque para as obras originais compostas para a formação de banda sinfônica. Outras informações constam na página da Banda Sinfônica da UFSM no Facebook.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-49450

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes