Equipe de Atletismo da UFSM conquista medalha inédita nos Jogos Universitários Brasileiros

No último fim de semana, a equipe de Atletismo da UFSM obteve resultados expressivos em duas competições: os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e o Campeonato Estadual de Atletismo Sub-18. O destaque principal é para a medalha de bronze conquistada na competição nacional, na prova masculina de revezamento 4×100 metros rasos. Esta é a primeira vez em que a UFSM ganha uma medalha em provas de atletismo dos JUBs.

Organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário, a 67ª edição dos jogos acontece em Salvador, de 21 a 28 de outubro. Porém, como a pista de atletismo da capital baiana não ficou pronta a tempo, foi necessária a troca de local e antecipação das provas de atletismo. Elas foram disputadas na sexta-feira (13) e sábado (14) em Fortaleza.

A equipe que ganhou a medalha de bronze no revezamento é formada pelos acadêmicos Adriano Alexandre Velozo, André Vargas de Sena, Gustavo Wagner Dallafavera e Maurício Moreira da Silva, os quais finalizaram a prova em 43s20. Ficaram atrás apenas das equipes da Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau), em 1º lugar, e do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), na 2ª posição.

A delegação da UFSM também conquistou outros bons resultados nos JUBs. Gustavo Dallafavera e Adriano Velozo por pouco não ganharam outras duas medalhas no salto em distância e no lançamento de disco, respectivamente, ficando em 4º lugar. No decatlo, Maurício Moreira da Silva obteve o 5º lugar. Esses resultados colocaram a UFSM na 6ª posição geral no atletismo masculino. No feminino, Bruna Alves Teixeira ficou em 6° lugar nos 3000 metros com obstáculos, enquanto que Daniela Pegoraro obteve a sua melhor marca pessoal no salto triplo, ficando em 8º lugar.

Além dos seis atletas citados, a UFSM também esteve representada nos jogos pelo acadêmico Rodrigo Constantino de Melo, como oficial da delegação, e pelo professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems), ao qual a Equipe de Atletismo da UFSM é vinculada.

Estadual – Foram duas as medalhas conquistadas para a UFSM no Campeonato Estadual Sub-18, disputado no último sábado na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). A atleta Ketlyn Maiticia de Lima ganhou uma medalha de prata, nos 1500 metros rasos, e outra de bronze, nos 2000 metros com obstáculos. Na competição, a UFSM também foi representada pelo atleta Renan Varone Nicolodi, na prova dos 100 metros rasos. Ele é um dos expoentes do polo de atletismo da universidade em Júlio de Castilhos, que está sob orientação das acadêmicas Katharine Jappe Basso e Astriddi Fioravante Manzoni, as quais acompanharam os atletas no campeonato na condição de treinadoras.