Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Importância das universidades públicas é destacada na abertura do Descubra UFSM



Foto colorida horizontal mostra quatro pessoas em pé no palco, um falando ao microfone, ao fundo banner com logo do descubra UFSM< e é possível ver algumas pessoas sentadas na platéia
Importância da UFSM e demais universidades públicas foi um dos pontos destacados na abertura oficial

A sexta edição do Descubra UFSM teve início na manhã desta quinta-feira (26), no Centro de Eventos do campus Santa Maria. Na abertura oficial, realizada no lonão de apresentações, o pró-reitor adjunto de Graduação, Jerônimo Tybusch, destacou que o Descubra UFSM, evento já consolidado, configura-se na maior feira educacional do interior do estado.

Para este ano, mais de 300 ônibus estão agendados, superando o número de 2018. O público esperado é de mais de 25 mil pessoas. “A cada ano aprimoramos a interação com as escolas de ensino médio”, afirmou.

O evento, que tem a finalidade de divulgar aos visitantes todos os 130 cursos e as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, nos moldes de uma feira das profissões, apresenta novidades aos visitantes, além de atrações já consolidadas, como a Rua das Artes e o teste vocacional. 

A campanha #SouUFSM também tem destaque, buscando conscientizar os visitantes sobre a importância das universidades públicas. Jerônimo lembrou que, em tempo de muitas dificuldades, a realização do evento é uma prova de superação, só possível devido ao empenho de toda a comunidade acadêmica envolvida. “A Universidade está de portas abertas a todos”, afirmou.

Foto colorida horizontal mostra alunos vestidos de preto e amarelo em movimentos de dança no palco ao fundo banner com logo do descubra ufsm
Abertura do evento teve performance de alunos dos cursos de Dança da UFSM

O reitor, Paulo Afonso Burmann, também fez referência ao atual contexto de dificuldades vivido pela UFSM, e afirmou que a compreensão da comunidade é decisiva para que a Instituição possa seguir em frente. “Não tem outra alternativa para emergirmos da crise que não seja através de investimento sério e responsável na educação. É por isso que haveremos de resistir e sairmos mais fortes”, destacou.

Burmann lembrou que a UFSM já formou mais de 150 mil profissionais, além de ser importante polo, assim como outras universidades públicas, de pesquisas, geração de tecnologia e conhecimento, inovação, empreendedorismo, bem como de extensão. 

Para o reitor, o Descubra UFSM representa a ampliação da abertura da Universidade na direção do convívio e da interação com a comunidade. Ele ainda se solidarizou com os professores e equipes de escolas públicas, que também enfrentam desafios. “Precisamos estar cada vez mais próximos e alinhados”, afirmou o reitor, dando boas-vindas aos visitantes do evento. 

Também participaram da abertura o vice-reitor, Luciano Schuch, e Simone Marion, da coordenação do evento. Antes dos pronunciamentos, alunos dos cursos de Dança bacharelado e licenciatura apresentaram performances. 

O Descubra UFSM segue até sábado, com entrada gratuita para toda a comunidade. Horários de visitação e mais informações no site do evento.

 

Texto: Ricardo Bonfanti

Fotos: Matheus Santos,  bolsista da Agência de Notícias

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-49754

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes