Neurociência e educação estão entre os temas do 3º Encontro Compartilhando Saberes

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o Centro de Ciências Rurais (CCR) e o curso de Licenciatura em Educação do Campo informam que terminam nesta quinta-feira (26) as inscrições na modalidade de ouvintes para o 3º Encontro Compartilhando Saberes, as quais podem ser realizadas na página www.ufsm.br/jai. Trata-se de um dos eventos que acontecem paralelamente à 34ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI). O encontro ocorre de 21 a 23 de outubro em diferentes locais do campus sede da UFSM.

O Encontro Compartilhando Saberes visa a divulgar relatos de experiências ligadas às práticas pedagógicas nos diversos graus de aprendizagem, da educação infantil à pós-graduação, passando pela educação não formal. O objetivo é estimular a partilha de saberes e fazeres por docentes, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da educação em geral, tanto da UFSM como de outras instituições de ensino.

Os eixos temáticos do encontro são: educação inovadora e transformadora; ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para a sociedade; interculturalidade e diversidade nas ações educacionais; instituições, gestão e compromisso social.

Abertura – A palestra de abertura do evento estará a cargo do professor de neurociência do comportamento Guilherme Marcos Nogueira. Doutorando pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ele abordará o tema “Por que aprendemos o que aprendemos?”, trazendo as contribuições da neurociência para a aprendizagem. O professor vai falar sobre a relação entre as bases neurobiológicas dos seres e a influência do ambiente como fatores facilitadores ou impeditivos de um aprendizado mais eficiente, eficaz e efetivo. A palestra ocorre no dia 21 de outubro, às 14h, no Auditório Wilson Aita, localizado no anexo C do Centro de Tecnologia (CT).

Programação:

21 de outubro

14h – Palestra de abertura “Por que aprendemos o que aprendemos?”, com o professor Guilherme Nogueira, da PUCRS

Local: Auditório Wilson Aita, no anexo C do CT

22 de outubro

9h às 12h – Apresentação de trabalhos

12h às 14h – Intervalo

14h às 17h – Apresentação de trabalhos

Local: prédio 42

23 de outubro

9h – Palestra de encerramento “Publique ou pereça: os desafios do mundo acadêmico”, com a médica psiquiatra Martha Noal, da UFSM

Local: Auditório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Outras informações podem ser obtidas na página coral.ufsm.br/compartilhandosaberes, pelo e-mail compartilhando.saberes.ufsm@gmail.com e pelo telefone (55) 3220-8872.