Descubra UFSM: ações de extensão ganharam a atenção do público

Durante a sexta edição do Descubra UFSM, que ocorreu de 26 a 28 de setembro, estudantes e visitantes puderam conhecer os projetos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão (PRE). Ao longo do evento, a PRE deu destaque à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com 17 objetivos sustentáveis. Para informar os estudantes sobre esses objetivos de forma interativa, foi disponibilizado no local um jogo do qual os estudantes podiam participar. Também houve a distribuição de um jogo de tabuleiro, visando engajar os visitantes, principalmente escolas, à Agenda.

O grupo Ara Dudu também esteve presente no espaço da PRE, com a exposição e comercialização de artesanato feito por integrantes do grupo. Vinculado à Incubadora Social da UFSM, o Ara Dudu propõe a execução de ações relacionadas à divulgação, agenciamento e venda de trabalhos artísticos e culturais realizados por artistas negros.

Atletas ensinaram os visitantes do Descubra a lançar dardo e a praticar outros esportes. Foto: Vitória Parise

O Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems) disponibilizou dentro do estande tênis de mesa para os visitantes e expôs troféus já conquistados. Os atletas do núcleo também levaram ao Descubra materiais esportivos para interação com os visitantes, que puderam praticar lançamento de dardo e de disco, jogar vôlei e apostar corridas. A ideia veio do sucesso do tênis de mesa e da disponibilidade do campo do lado de fora dos estandes. “Já que é um espaço monótono, que ninguém estaria ocupando, aproveitamos para o pessoal vivenciar um pouquinho do atletismo. Esta foi uma maneira que achamos de interagir e tornar a feira mais atrativa.”, explica Gustavo Wagner Dallafavera, do terceiro semestre do Bacharelado em Educação Física.

Aluno do terceiro ano do ensino médio da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) de Santana do Livramento, Lorenzo Simão, arriscou junto com seus colegas o lançamento de dardo e aprovou a oportunidade. “Achei uma experiência bem diferente, porque não são esportes que podem ser praticados no dia-a-dia. Viemos para competir um pouco e para nos divertirmos”, conta Lorenzo.

Um dos atletas reforçou aos visitantes que não é necessário cursar Educação Física para participar das equipes esportivas e competições, pois alunos matriculados em qualquer curso da UFSM podem fazer parte. A finalidade do Nieems é desenvolver o esporte em todos os seus âmbitos, desde a iniciação até o alto nível, além de implementar equipes esportivas e realizar o treinamento das mesmas, com foco sempre, além do incremento de desempenho, na manutenção da saúde dos envolvidos. Alunos da UFSM participantes da Equipe de Atletismo conquistaram medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros deste ano, em Fortaleza.

Dinheiro arrecadado com a venda de produtos variados beneficia os animais atendidos pelo Projeto Zelo. Foto: Vitória Parise

O Projeto Zelo também foi divulgado no espaço da PRE. Foi montado um varal de adoção, com fotos dos animais que vivem no campus e estão atualmente sem tutores. Produtos foram feitos para venda, como camisetas, cuias e ímãs, cujo lucro é revertido para as necessidades dos animais, incluindo compra de ração, medicamentos e tratamentos, entre outras. Também foi exposta uma versão itinerante do brechó do projeto, que vende roupas, calçados e acessórios doados pela comunidade.

“Está sendo muito bom, nós temos notado que a causa animal sensibiliza as pessoas, principalmente os jovens, que podem levar essa visão do não abandono e responsabilização para suas famílias”, afirma a professora Fabiana Alves Stecca, docente do Colégio Politécnico da UFSM e atual coordenadora do projeto.

O Projeto Zelo iniciou suas atividades em 2014 e hoje é desenvolvido em parceria com a PRE e o Hospital Veterinário Universitário, contando com o auxílio de acadêmicos de diversos cursos, bem como de docentes e técnico-administrativos da UFSM.

O objetivo do Projeto Zelo é conscientizar, de maneira eficiente, sobre o abandono de animais, zelando por sua saúde, bem-estar e segurança. Além disso, busca formar alunos com visão global e humanista, comprometidos com a sociedade, com o meio ambiente e com o desenvolvimento científico e tecnológico. Também tem o intuito de fomentar projetos de pesquisa, ensino e extensão aplicados a problemas da sociedade e da universidade, assim como disseminar uma cultura ética em relação à inclusão, à diversidade e ao meio ambiente e manter processos e rotinas que valorizem os diferentes aspectos da gestão ambiental.

Texto: Ana Laura Iwai

Edição: Lucas Casali