Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Oficina sobre plantas medicinais será realizada no Campus de Palmeira das Missões



Será realizada no dia 23 de outubro, no auditório do Campus da UFSM em Palmeira das Missões, a oficina “A utilização de plantas medicinais por equipes de saúde”. Apesar de a atividade ser direcionada para a capacitação de equipes de saúde, ela será aberta a todos os interessados, com início às 14h. A atividade é uma realização do Programa de Educação Tutorial (PET) Saúde/Interprofissionalidade, com apoio do Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex).

A utilização de plantas medicinais nos cuidados com a saúde é uma prática terapêutica reconhecida por diferentes populações ao longo do tempo. No Brasil, o emprego das plantas na medicina popular apresenta principalmente influência das culturas indígena, africana e europeia. Entretanto, muitas espécies da flora nativa ainda carecem de estudos para segurança no uso.

Em estado, foi instituída a Relação Estadual de Plantas Medicinais de Interesse do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul (Replame/RS) e listas complementares, por meio da Portaria Nº 588/2017 da Secretaria Estadual da Saúde. Segundo a professora Tanea Maria Bisognin Garlet, responsável pela oficina, essa portaria reconhece que o uso popular e o nível de pesquisa acadêmica são componentes dos processos de seleção de plantas medicinais em farmácias vivas. “Dessa forma, pretendemos desenvolver uma oficina de capacitação para equipes de saúde, sensibilizando sobre a importância do uso de plantas medicinais e fitoterapia nos serviços públicos de saúde, além de fornecer esclarecimentos sobre o uso adequado de cada espécie”, explica.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões


Publicações Recentes