Professor e alunos da UFSM ministram palestras sobre produtividade agrícola na Argentina

No período de 21 a 25 de outubro, uma comitiva da UFSM proferiu palestras no curso Tópicos de Ecofisiologia de Arroz e Soja para os Cultivos, realizado na Faculdade de Ciências Agropecuárias da Universidad Nacional de Entre Ríos (Uner), na cidade de Oro Verde, na Argentina. O grupo da UFSM era formado pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Alencar Junior Zanon, e pelos alunos Lorenzo Dalcin Meus e Vladison Fogliato Pereira (do mesmo programa), incluindo ainda o acadêmico José Eduardo Minussi Winck, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia.

Nas palestras, foram abordados os conceitos e fundamentos básicos da ecofisiologia de cultivos e potencial de produtividade, assim como desafios atuais e futuros para a sustentabilidade da produção sul-americana, com base em uma análise global e estudos de caso realizados ao redor do mundo.

Além disso, segundo o professor da Uner César Quintero, “o curso foi uma oportunidade para estreitar os laços de cooperação Brasil-Argentina, e avançar em teses e dissertações em conjunto”. Um dos resultados dessa jornada é o primeiro projeto em conjunto entre UFSM e Uner, realizado pelo aluno Lorenzo Dalcin Meus, da Pós em Engenharia Agrícola, o qual é também integrante da equipe Field Crops. O projeto tem como objetivo determinar o potencial e os fatores causadores da lacuna de produtividade de arroz na Argentina, além de propor uma análise socioeconômica na cadeia arrozeira em nível de Mercosul.