PPG-Letras da UFSM marcou presença no 4º Seminário Internacional Desfazendo Gênero

O simpósio temático “Resistência e dissidência sexual na literatura latino-americana: por uma crítica ao autoritarismo” foi realizado no dia 15 de novembro, como uma das atividades do 4º Seminário Internacional Desfazendo Gênero: da Lama ao Caos, organizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O simpósio foi coordenado pelos professores Thays Keylla de Albuquerque (UEPB), José Veranildo Costa Jr. (UERN), Wanderlan Alves (UEPB) e Anselmo Peres Alós (UFSM). Além dos trabalhos individuais dos quatro proponentes dos trabalhos, outros 15 trabalhos de mestrandos e doutorandos de diferentes instituições foram apresentados na ocasião.

Desde o 3º Seminário Internacional Desfazendo Gênero, ocorrido em novembro de 2017, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, o Grupo de Pesquisa Trânsitos Teóricos e Deslocamentos Epistêmicos: Feminismo(s), Estudos de Gênero e Teoria Queer vem consolidando suas atividades de intercâmbio científico e divulgação científica, com a proposição sistemática de simpósios temáticos a cada edição do Desfazendo Gênero.

Criado em 2012 e cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq, o grupo de pesquisa é liderado pelo professor Anselmo Peres Alós, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, e tem como vice-líder o professor Wanderlan Alves (UEPB). As atividades do grupo caracterizam-se como um fórum permanente de discussões acerca do gênero, sexualidade e feminismos no campo da educação, da literatura e da linguística, além de consolidar uma rede de solidariedade entre instituições de ensino superior das regiões Sul e Nordeste (UEPB, UERN e UFSM). Para o início de 2020, está previsto o lançamento da revista Letras (n. 59), organizada por Anselmo Peres Alós e Wanderlan Alves. Trata-se de um número especial sob o título “Corpo, trauma e memória: desfazendo gêneros na literatura e nas artes das Américas”. A edição será disponibilizada no site da revista.

Durante o evento na UFRPE, Anselmo Peres Alós aproveitou para fazer o lançamento do livro por ele organizado, intitulado “Poéticas da masculinidade em ruínas: o amor em tempos de aids”. O livro pode ser baixado gratuitamente no link.