Calourada UFSM 2020/1 acolhe novos estudantes a partir de 8 de março

A UFSM prepara mais uma edição da Calourada, marcando a volta às aulas no primeiro semestre de 2020. As atividades da Calourada são planejadas para promover a acolhida e socialização entre novos estudantes e veteranos, apresentar a Universidade e tirar dúvidas comuns quanto ao acesso à Biblioteca, Restaurante Universitário (RU) e demais serviços necessários à vida acadêmica.

Também busca-se conscientizar tanto veteranos como calouros a respeito do combate a assédios, abusos, coerções, humilhações e discriminações, que podem vir a acontecer nas primeiras semanas de aula.

Em 2020, a temática da Calourada, “Aqui dentro cabe o mundo”, demonstra a variedade de unidades de ensino, campi, projetos de ensino, pesquisa e extensão, culturas e pluralidades que a Universidade oferece à comunidade acadêmica.

Programação

No campus sede, a programação da Calourada 2020 terá início já no domingo (8), a partir das 15h, com um Viva o Campus especial voltado às famílias dos acadêmicos. Haverá banca tira-dúvidas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), sessão aberta do Planetário às 15h, apresentações musicais com Anelise Varela e banda Tela Class, oficina de defesa pessoal, oficina de percussão com o Bloco TPM, Polifeira do Agricultor e distribuição de erva-mate.

Para a segunda (9), primeiro dia do semestre letivo, está prevista a recepção geral, no Centro de Convenções do campus sede. A partir das 9h, haverá apresentação do DTG Noel Guarany, boas-vindas com reitor e DCE e palestra com Alexandre Beck, criador do personagem dos quadrinhos Armandinho. Na sequência, os participantes seguirão até o Restaurante Universitário (RU). Neste trajeto, haverá carnaval com o Bloco TPM. A partir das 8h30, ônibus da Universidade levará os interessados do Arco até o Centro de Convenções. A mesma programação será realizada também à noite, a partir das 19h.

Durante a semana, serão realizadas atividades específicas dos centros de ensino e dos campi de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul, entre outras ações, que podem ser conferidas na programação oficial

As atividades da Calourada UFSM 2020 seguem até 17 de março e são organizadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Gabinete do Reitor e Unidade de Comunicação Integrada (Unicom).