A Universidade Federal de Santa Maria, objetivando promover a preservação e proteção do meio ambiente, além da segurança física de pessoas e edificações, está executando uma série de intervenções na vegetação arbórea do Campus Sede. As ações são feitas com a Licença de Operação concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM).
As medidas têm como foco o controle de espécies exóticas invasoras, que possuem capacidade de produzir alterações nas propriedades ecológicas do solo, nas cadeias tróficas, na estrutura e dominância dos ecossistemas, além de diminuírem a abundância e disseminação espacial das espécies nativas brasileiras pela competição.
O controle das espécies exóticas invasoras terá como principais focos as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e os locais onde as árvores apresentarem risco aos pedestres ou ao patrimônio (incluindo os moradores próximos), como foi o caso da remoção de Pinus na Avenida Roraima.
A restauração das APPs está ocorrendo de maneira simultânea ao manejo das espécies exóticas invasoras e está sendo guiado pelo Plano de Gestão das Áreas de Preservação Permanente, que contempla a demarcação e a recuperação destes locais.
Todas as atividades estão previstas legalmente e fazem parte do comprometimento da UFSM com a proteção do meio ambiente. Mais informações podem ser obtidas através da Licença de Operação Processo n° 52413-05.67/17.4 disponível na página da FEPAM, e da Portaria Sema 79/2013.
Com informações da Pró-Reitoria de Infraestrutura