UFSM informa sobre a continuidade do semestre letivo durante a suspensão de atividades presenciais

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFSM informa que o calendário acadêmico de 2020 não será suspenso. Durante o período de suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de COVID-19, o semestre letivo seguirá de acordo com as instruções normativas publicadas pela PROGRAD. Porém, a perspectiva é de que, ao final do período de suspensão, o calendário seja reavaliado e readequado, podendo resultar na reestruturação do calendário acadêmico de 2020.

A PROGAD salientou alguns pontos importantes das instruções normativas 02/2020 e 03/2020. Quanto às atividades à distância, a proposta de Regime de Exercícios tem o objetivo de manter professores e estudantes em contato, facilitando a continuidade de disciplinas teóricas. De acordo com nota publicada na última sexta-feira pela UFSM, há flexibilidade para adesão, planejamento e execução, que ficam a critério do docente de cada disciplina, dentro dos limites e possibilidades do professor e da turma.

Com relação aos casos em que há dificuldades para o acesso aos conteúdos à distância por parte dos estudantes, como falta de acesso à internet ou equipamentos para o uso de tecnologias em rede, entre outros, a PROGRAD salienta que nenhum estudante será prejudicado.  Cada situação deve ser comunicada ao docente responsável pela disciplina. Ao final da suspensão das aulas presenciais, estas atividades serão recuperadas e disponibilizadas a estes estudantes, de acordo com um futuro cronograma de recuperação. A Instrução Normativa 03/2020 também trata de outros casos, como estágios, atividades práticas e internatos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina.

Novas informações a respeito de alterações da continuidade do ano letivo na UFSM serão divulgadas pelos canais oficiais.

Situações específicas podem ser encaminhadas para o e-mail prograd@ufsm.br .