Saiba quem são os terceirizados de serviços essenciais da UFSM que seguem trabalhando durante a pandemia

Trabalhadores do Almoxarifado Central são acionados sempre que necessário

Na UFSM, mesmo com as aulas e atividades administrativas presenciais suspensas, diferentes setores continuam operando e trabalhadores terceirizados cumprem suas atividades. Profissionais da segurança, motoristas, agentes de portaria, serviços de limpeza, de manutenção e de apoio são alguns dos trabalhadores que saem de suas casas diariamente, mesmo com a pandemia.

De acordo com o coordenador de Serviços Gerais da UFSM, Jonas Carniel de Macedo, foi determinado o afastamento de funcionários que estejam nos grupos de riscos da Covid-19. E para quem segue trabalhando, foram reforçadas as orientações de prevenção e higiene e fornecidos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para a realização dos serviços.

Jonas reforça que todo trabalhador tem sua importância, e esse é o momento de valorizar aqueles que trabalham nos serviços essenciais. “Sabemos que muitas atividades só são valorizadas em momentos de crise e espero que nossa sociedade reflita e saia fortalecida desta situação, compreendendo que todos têm a sua importância”, comenta.

Vigilância
Os profissionais da segurança estão trabalhando devidamente equipados com acessórios de proteção individual. Todos os postos estão mantidos, com atenção especial aos acessos ao campus.

Serviços de limpeza e portaria
Os funcionários da limpeza e os agentes de portaria estão atuando diariamente, com cerca de 30% efetivo. Em números concretos, são em torno de 60 funcionários. Postos essenciais de portaria estão mantidos na Reitoria, União Universitária, Casas do Estudante e  Centro de Processamento de Dados (CPD).

Serviços de manutenção
Os serviços de manutenção (eletricista, encanador, serralheiro, pedreiro) abrangem as áreas da construção civil, elétrica, hidráulica e paisagismo. Estas áreas estão funcionando de forma reduzida, com os funcionários em sistema de sobreaviso.

Serviços essenciais seguem sendo realizados no campus sede

Serviços de apoio e mudança
Praticamente todo o efetivo está dispensado. Alguns estão em trabalho remoto (rádios e TV Campus) e outros estão sendo acionados mediante demanda, como recepcionistas, técnico em secretariado, operador de carga e descarga e principalmente os funcionários do Almoxarifado Central e da equipe de mudança, quando surge a necessidade de buscar algum material de doações ou insumos para a fabricação de álcool gel para as atividades de combate ao coronavírus e a realização de testes. Este setor foi responsável pela Interhouse, para que os enfermeiros do HUSM possam repousar nos intervalos. São acionados quando tem alguma demanda em relação à epidemia.

Transporte
Os motoristas da ambulância do SEU – Serviço de Emergência Universitário estão trabalhando normalmente; os da coleta seletiva, três vezes por semana; o do reitor, quando é acionado; os demais, por escala, quando surge alguma demanda relacionada à pandemia. Quando há alguma demanda agendada, o transporte é feito, principalmente envolvendo busca de doações/suprimentos.

Serviços de obras
As obras da área da saúde continuam e as demais estão sendo liberadas na medida que as empresas se comprometem a seguir ofício da Proinfra. A fiscalização será mantida, devendo ser realizada a critério de cada fiscal.

Segundo Carlan Vargas Lima, coordenador administrativo de contrato da SulClean, o Departamento de Segurança do Trabalho tem oferecido apoio diariamente, com treinamentos para prevenção, utilização dos EPIs, como máscaras e luvas, ou outras medidas, dependendo da natureza do risco a que os trabalhadores estão expostos. Em todos os postos de trabalho há pessoas em sobreaviso, que são convocadas dependendo da natureza dos serviços necessários. As orientações dos órgãos oficiais estão sendo seguidas, colocando as pessoas do grupo de risco em dispensa ou férias.

Texto: Vitória Parise, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias da UFSM