Equipe da UFSM é uma das 30 selecionadas do Desafio Campus 2030 Unric-Unesco

Uma equipe da UFSM está participando do Desafio Campus 2030 para estudantes e professores universitários, iniciativa organizada e avaliada pelo Centro de Informação das Nações Regional (Unric), localizado na Bélgica, a Agência Universitária de Francofonia e a plataforma Agorize, em parceria com a Unesco. Da Universidade, participam representantes do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

A competição internacional tem por objetivo promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. As propostas deveriam ter soluções para campi mais sustentáveis, com uma apresentação em inglês ou francês composta por cinco slides. As iniciativas precisavam ser relacionadas a temas como padrão de vida dos alunos, o campus na cidade, novas questões educacionais e vida digital no campus. As propostas deveriam contemplar pelo menos três ODSs, sem ter impacto negativo nos outros ODSs.

O time da UFSM, chamado “Just enough“, é composto por Clandia Maffini Gomes (docente do PPGA), Cleandro Flores de Gasperi (servidor técnico-administrativo da Proplan), Cristina Izabel Moraes Bolzan (aluna do PPGA e TAE da Proplan), Francies Diego Motke (aluno do PPGA) e Marcelo Lopes Kroth (técnico-administrativo da Proplan).

O projeto “Análise preditiva da demanda de consumo de alimentos no Restaurante Universitário da UFSM” tem como objetivo prever a quantidade de alimentos que serão utilizados pelo RU para reduzir suas perdas e desperdícios de alimentos.

O grupo da UFSM iniciou os trabalhos em janeiro deste ano e teve sua proposta entre as 30 selecionadas dentre 300 enviadas. “Ficamos surpresos e felizes em poder contribuir com uma proposta de uma solução para o problema de perdas e desperdício de alimentos na UFSM. O modelo proposto poderá ser utilizado por voluntários em qualquer parte do mundo”, avalia Cristina Bolzan

A segunda etapa, que tinha como prazo o dia 19 de abril, incluía uma apresentação clara e aprofundada do projeto e um vídeo. O resultado final é esperado para o mês de maio.

Assista ao vídeo produzido pelo grupo: