Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

HUSM comemora 50 anos de história



O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) comemora nesta quarta-feira (29) 50 anos em atividade. Em meio à crise causada  pela COVID-19, o HUSM tem atuado como referência regional no combate à pandemia. Por isso, as ações de comemoração ao cinquentenário da instituição foram adiadas. Porém, conforme nota publicada pela superintendente do HUSM, Elaine Resener, a data será lembrada como uma celebração da vida e da superação dos profissionais do hospital no enfrentamento da doença. 

Fundado em 1970, o HUSM é um hospital de ensino, geral e público, que atende em 100% através do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o objetivo de realizar a formação de profissionais de saúde, desenvolve  ensino,  pesquisa e extensão por meio da assistência à comunidade na área da saúde. É a principal referência da região central do Rio Grande do Sul em urgência e emergência para 45 municípios. Destaca-se o atendimento em Alta Complexidade, Pronto Socorro e Gestantes de Alto Risco. 

Números do HUSM

Desde 2013, o Hospital Universitário de Santa Maria é integrante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). De acordo com Elaine Resener, o HUSM oferta 403 leitos  a uma população de quase 2 milhões de habitantes. Em números de 2019, foram  16.499 internações, 238.100 consultas especializadas, 7.881 cirurgias, 2.146 partos e 852.371 exames diagnósticos. 

O HUSM é também o principal laboratório de ensino da UFSM. São 311 Residentes Médicos, 42 Residentes Multiprofissionais , além de 2.391 alunos de graduação nos cursos das Ciências da Saúde, 279 pesquisas e 323 publicações. 

Na mensagem em comemoração aos 50 anos, Elaine Resener destacou a importância do início dos atendimentos no Hospital Regional de Santa Maria em um momento de pandemia, que se soma ao HUSM  na prestação de serviços à comunidade regional. 

A mensagem completa em comemoração ao cinquentenário do HUSM está disponível no site do hospital.

Confira a mensagem do reitor da UFSM, Paulo Burmann, para toda a equipe do HUSM!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-51983

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes