UFSM distribui oxímetros e aparelhos de PA doados pela Receita Federal a hospitais da 4ª CRS

A Universidade Federal de Santa Maria realizou a distribuição de oxímetros e aparelhos medidores de pressão arterial doados para 12 hospitais da região da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Hospital Dr. Pedro Jorge Calil, de Formigueiro, foi uma das instituições contempladas com a doação da Receita Federal

No mês de março, a Receita Federal realizou uma doação de materiais à UFSM em volume significativo. De acordo com o reitor Paulo Afonso Burmann, a quantidade de oxímetros e aparelhos de pressão arterial foi o suficiente para suprir as demandas do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e hospitais de outros municípios. A UFSM foi responsável por realizar o repasse das doações a hospitais da 4ª CRS, em um processo finalizado no final do mês de maio. Foram distribuídos 180 oxímetros e 60 aparelhos de PA.

O reitor ainda destaca a importância da chegada destes equipamentos para os hospitais durante a crise do coronavírus, especialmente os oxímetros, que são essenciais para o diagnóstico e monitoramento dos pacientes. Os materiais foram distribuídos nos municípios de Cacequi, Jaguari, Santiago, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Agudo, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Júlio de Castilhos, Nova Palma, Pinhal Grande e Restinga Seca. Tratam-se de hospitais de pequeno porte, com uma quantidade de leitos clínicos-SUS que vai de 10 (como São Vicente do Sul e Pinhal Grande) a 61 (Júlio de Castilhos).