Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM e estado do Rio Grande do Sul reforçam parceria para realização de testes da Covid-19



Desde 24 de abril, em Palmeira das Missões, e 4 de maio, em Santa Maria, a UFSM já realiza testes laboratoriais para diagnóstico da Covid-19. Na tarde desta quarta-feira (3), ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação entre o Estado do RS, através da Secretaria Estadual da Saúde, com a Universidade Federal de Santa Maria e o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-EBSERH), para firmar a parceria já existente. A UFSM e o HUSM-EBSERH já realizaram, durante este mês de atuação, mais de 1500 testes, nos dois campi envolvidos

Na ocasião, a Procuradora Bruna Iensen, do Ministério Público do Trabalho, uma das entidades parceiras que viabilizam a ação, destacou a importância do esforço conjunto para a realização dos testes na cidade.   

O governador do Estado, Eduardo Leite, também enfatizou a importância da parceria firmada, ressaltando que a testagem da população e o monitoramento constante da realidade de cada uma das regiões do estado é uma das principais formas de enfrentar o coronavírus. “Esse acompanhamento e a parceria da UFSM é extremamente importante para nós e para o enfrentamento da pandemia no estado. Esse trabalho permite que conheçamos e tenhamos controle sobre os casos, a evolução da doença, o número de leitos ocupados, óbitos e recuperações”, afirmou o governador. 

Para o reitor da UFSM, Paulo Burmann, essa ação que já vem sendo desenvolvida na instituição é de importância estratégica. “Estamos enfrentando uma das piores crises da nossa história recente. Conhecer a forma como o novo coronavírus avança e qual a situação de nossa região é fundamental. Até o momento já realizamos, em Santa Maria e Palmeira das Missões, mais de 1500 exames. A intensa atuação da Universidade frente à pandemia vem mudando a configuração do enfrentamento dessa crise”, finaliza Burmann. 

Também participaram da solenidade virtual de assinatura do contrato o vice-reitor, Luciano Schuch, a superintendente do HUSM/UFSM, Elaine Resener, o professor da UFSM Palmeira das Missões, Daniel Graichem; o professor do Campus Sede, Eduardo Flores; o promotor do Ministério Público Estadual, Fernando Barros; a Coordenadora do Comitê Regional de Saúde, Fabiane Saraiva, e o diretor do Foro da Justiça Federal em Santa Maria e Juiz titular da Vara Federal, Jorge Ledur Britto.

Texto: Laura Coelho de Almeida, bolsista da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Edição: Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Foto: Solange Prediger

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-52427

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes